2 de abr. de 2009



“Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém; e foi sem deixar de si saudades; e sepultaram-no na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis”. (II Cronicas 21.20).

Jeorão foi rei em Judá no periodo de 848 a 841 ªC , casou –se com Atália , uma das filhas da Acabe , rei em Israel. Por ser filho mais velho de Josafa , herdou o trono de seu pai,mas parecia ser o pior de todos os seus irmãos . Seu casamento com Atália uma mulher cruel e idolatra a semelhança de sua mãe Jezabel , mulher de Acabe , Jeorão se tornou um rei ímpio , obstinado, cruel desprovido de inteligência e fraco na condução do povo , no período dos Reis tanto do Reino Norte , quanto do Reino não houve um rei com as características de Jeorão, que por causa de Atália sua mulher , que levou consigo, herdado pela mãe Jezabel seus costumes , ritos , oferendas a deuses estranhos , fazendo com que Jeorão se esquecesse do Todo Poderoso Deus , e fazendo com que o povo também esquecesse a Deus e se voltasse para ritos condenados por Deus , sem sua ordem : “NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus”. (Levitico 26.1)
Jeorão embora já partilhasse do trono desde 853 ªC , pois seu pai Josafá queria faze-lo entender como governar , mas não aprendeu nada com os seus ensinamentos , antes foi moralmente , espiritualmente , emocionalmente envolvido pelo engodo de sua mulher.
Jeorão cometeu vários erros em sua liderança e que se olharmos atentamente não incorremos no mesmo erro. Quais foram eles?

1- E, subindo Jeorão ao reino de seu pai, e havendo-se fortificado, matou a todos os seus irmãos à espada, como também a alguns dos príncipes de Israel. (2 Cronicas 21.4)

Josafa deu muitos presentes ao seus filhos : Azarias , Jeiel , Zacarias , Azariau, Micael e Sefatias , principes em seu reino, deu-lhes pratas , ouro e coisas preciossimas , porem o reino deu a Jeorão.
Jeorão comete varios assassinatos, mantando seus irmãos de sangue e tambem principes do reino , talvez por influência de Atália sua mulher, também por medo de seus irmãos com a morte do pai reivindicasse o trono.
Infelizmente nestes ultimos dias em nosso meio tem se levantado muitos Jeorões que de só pensarem no fato de alguem superá-los ficam com medo embora não matam fisicamente , mas demonstram isso com trejeitos de tratarem com o aqueles que julgam ser seus supostos adversários (dão o famoso “Gelo”) , inclusive no ministerio. Não fico surpreso com as sucessões ministeriais pois acontecem ao mesmo estilo que no tempo da monarquia , quando não é o mais velho é sempre alguem bem ligado ao Rei. Quem sabe um dia não muda essa historia.

2- Da idade de trinta e dois anos era Jeorão, quando começou a reinar; e reinou oito anos em Jerusalém. E andou no caminho dos reis de Israel, como fazia a casa de Acabe; porque tinha a filha de Acabe por mulher; e fazia o que era mau aos olhos do Senhor. (II Cronicas 21.5,6)

Jeorão como vemos começou a reinar bem jovem, reinando apenas oito anos.
Seu maior erro foi ir pelo caminho do rei Acabe seu sogro , que era comandado por sua mulher como vemos em várias demonstrações dentro da escrituras , Jeorão seguiu pelo mesmo caminho , servindo a outros deuseus , demosntrando fascinio pela idolatria. Jeorão fez altos , aqueles mesmos santuarios que seus antepassados com tanta dificuldade erradicar. Embora o culto cananeu introduzido envolvesse obcenidades , a sedução neste caso se refere –se à infidelidade para com Jeova , pois para Moises eos profertas , a idolatria era prostituição.
Paulo , apostolo do Senhor dá serais advertencias ao jovem obreiro Timoteo , seu filho na fé em 1 Timoteo 6.20 : “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência”. Muitos teem se descuidado com a fama , sendo levados pelo laureis , elogios e com isso a gloria que pertence a Deus vai toda para tais. Jeorão não se cuidou se envaideceu e caiu, temos que tomar o mesmo cuidado.

3- Porém o Senhor não quis destruir a casa de Davi, em atenção à aliança que tinha feito com Davi; e porque também tinha falado que lhe daria por todos os dias uma lâmpada, a ele e a seus filhos. Nos seus dias se revoltaram os edomitas contra o mando de Judá, e constituíram para si um rei. (II Cronicas 21.7,8)

Deus havia prometido que sempre haveria um descendente de Davi no trono (2 Sm. 7.8-16), o que aconteceu com essa promessa quando a nação foi destruida e os lideres levados para o exilio? A promessa tinha dois aspectos :
A) sob o aspecto secular , enquanto houvesse umtrono em Judá , este seria ocupado por um descendente de Davi.mas essa promessa dependia da obediência dos Reis.Se desobedessem , Deus estaria desobrigado do compromissso de dar continuidade a linhagem de davi.
B) Sob o aspecto espiritual , a promessa serai totalmente cumprida na vinada de Jesus , o Messias , um descendente de Davi , que se assemelha eternamente em seu trono.
Os edomitas se revoltaram contra o governo de Jeorão. Jeorão feriu os edomitas em Zior , umas poucas milhas ao sul do local da vitoria de sue pai no Vale da Benção (II CR. 20.26), ele contudo fracassou em sufocar o levante edomita de uma vez (v.10) , esta campanha corresponde , portanto, intimamente à tentativa infrutífera de tomar e subjugar a Moabe pouco tempo antes.

4- Então lhe veio um escrito da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz o Senhor Deus de Davi teu pai: Porquanto não andaste nos caminhos de Jeosafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá (II Cronicas 21.12)

O profeta Elias , pouco antes de sua trasladação , escreveu uma admoestação ao rei avisando do perigo eminente de suas pervesidades que resultariam em sua doença incuravel e morte. Jeorão desconsiderou o aviso vindo por parte do profeta e continuou procedendo da mesma forma.

5- E depois de tudo isto o Senhor o feriu nas suas entranhas com uma enfermidade incurável. Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém; e foi sem deixar de si saudades; e sepultaram-no na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis. ( II Cronicas 21.18,20)

A historia de Jeorão acaba de forma trágica , pois foi marcado pelo pecado e pla crueldade , mesmo assim não foi morto em uma batalha ou em aguma emboscada ; morreu por causa de uma demorada e dolorosa enfermidade, suas entranhas pouco a pouco forma saindo para fora , ate lhe causar a morte.
O mai triste é que depois de morte , o povo de quem fora rei , não sentiu saudades dele , nem se quiemou incenso, nem o sepultaram nos sepucros reais como se faziam aos reis demonstrando desonra total.
Fica uma lição para nós pois devemos começar bem e também terminar bem.
Quantos nos exercícios de suas funções (ministeriais e outras) começam bem , mas com o decorrer do tempo vão se descuidando e sendo tomados por um sentimento de soberba, que seu final geralmente é confinada a passar sozinho seus ultimos dias , que poderiam ser os mais glamurosos , passam a ser os piores , pois não há algo mais terrível que o desprezo e o esquecimento .
Paulo , o apostolo ensinando a 2 Timoteo 4.5 , disse: “Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”.

Matthew Henry diz que Jeorão fora tratado com nuita indulgência pelo, e que , contudo, seus irmãos eram mais dignos que ele ; e que ele tratou seus irmãos com barbariedade , matando todos eles ; e que, como rei, ele era corrupto e iniquo ; que abandonou a deus , e entregou-se a idolatria ; que , contudo ., Deus o tratou com uma certa brandura , por amor a Davi.
Lemos que ele morreu sem deixar saudades de si. O mesmo pode acontecer com alguem hoje , no caso de viver sempre e somente para si mesmo.


Em Cristo, no amor de Deus - Marcos

Obras consultadas : Comentário Biblico de Moody
Biblia de Estudo Aplicação Pessoal – CPAD
A Biblia Explicada – S.E. MacNair