21 de fev. de 2009

Síndrome de Lúcifer

Ultimamente a comunidade cristã tem sido afetada por enormes decepções. Falhas quase que inimagináveis têm manchado não somente o nome de líderes cuja idoneidade era considerada intocável , mas também a imagem de toda a igreja evangélica. O que vem acontecendo conosco?
Este tema foi abordado no ano de 1988 pelo Pr. Caio Fábio, cuja pessoa não conheço pessoalmente e nem tão pouco vou usar seus argumentos para pensar sobre esse assunto , vou usar o tema para escrever poucas linhas à respeito do assunto.
A meu ver esse tema: "Sindrome de Lúcifer" continua inerente em nosso meio (evangelico) , pois tenho visto isso com muita tristeza. Esse mal tem afetado uma boa parte da liderança da igreja na atualidade e infelizmente quase todo segmento (evangélico).
Essa sindrome tem atacado lideres, quando digo lideres não é somente os que estão na eminência do poder absoluto quase intransponível , mas digo daqueles que ocupam qualquer tipo de liderança na igreja, favorecimento de alguns que por serem pessoas próximas de alguns levam vantagem sobre outras pessoas que podem ter a mesma( ou mais) capacidade sobre o favorecido, e infelizmente esta tem sido a tônica de algumas igrejas por aí. O poder tem levado a alguns usar meios sujos para conseguirem o querer, usando da influência que exerce sobre o grupo que lidera, fazendo transparecer tendência narcisista e alguns usam outros métodos.
Uma tendência é o orgulho , essa causa que derribou Lucifer da patente que havia sido dada por Deus ( Ez. 28.2,3 - Fica claro que embora seja uma profecia dita ao rei de Tiro se refere a Lucifer) este ser não guardou o seu principado e por causa do seu orgulho foi derribado do lugar aonde estava, o que vejo com isso é que muitos lideres chegaram ao lugar em que estão porque Deus os promovera, Deus promove o homem, como foi com José (do Egito) , mas alguns quando galgam um estado melhor que outro,nem conhecem mais as pessoas que o ajudaram a crescer e quando passam por eles nem os cumprimentar o fazem.
Orgulho nosso dicionário de lingua portuguesa define a palavra : exagerado conceito que alguém faz de si proprio,sentimento elevado da sua dignidade essoal,soberba,vaidade , a minha pergunta é : Quantos temos conhecido que agem dessa forma? A palavra de Deus diz em São Tiago 4.6: "Antes,ele nos dá uma graça maior. Portanto , diz a Escritura Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes", mas parece ser difícel para alguns a interpretação desse versiculo pois pregam a humildade quando por trás vivem uma vida de extrema arrogância.
Outra tendência é o saber tudo, pois não conseguem ouvir a mais ninguem expor a palavra é tanto que em seus púlpitos somente ele fala , não abrindo espaço para mais ninguém transmitir a Palavra de Deus, será que se sentem ameaçados?É importante por demais conhecer as Escrituras porque disse o Mestre disse no evangelho escrito por João 5.38 " Examinais as Escrituras porque cuidais ter nela a vida eterna. Sãos estas mesmas Escrituras que de mim testificam".
Nunca use o púlpito , a tela ou microfone para se autopromover , pois a Estrela que deve brilhar não é a nossa e sim a radiante "Estrela da Manhã " que é Cristo nosso Salvador
Não quero ofender a ninguem com esse artigo, nós que pastoreamos o rebanho de Deus (congregação) embora muitas vezes nos sentimos tentado a ter a "Sindrome de Lucifer" , mas o Hino 75 ( Hinário Oficial das Assembleias de Deus) diz:
Tentado, não cedas , ceder é pecar
Melhor e mais nobre, será triunfar
Coragem, ó crente, domina teu ,mal.
Deus pode livrar-te de queda fatal....

Em Cristo Sola Fide Marcos