9 de mar de 2015

A Falibilidade Humana (És pó) - Porquanto és pó e em pó te tornarás. (Genesis 3.19)


Introdução:
Nota : Homem do grego άνθρωπος, transl. anthropos, "homem”.

O corpo humano, criado do pó da terra, tem uma dimensão física que possui 208 ossos e 500 músculos. O peso do sangue de um adulto é de 15 quilos. O coração ordinariamente tem o diâmetro de 15 centímetros. Bate 70 vezes por minuto, 4.200 por hora, 100.000 mais ou menos em cada vinte e quatro horas e 40.000.000 por ano, sem interrupção; cada pulsação desloca 44 gramas de sangue; esse deslocamento, em 24 horas, é de 5.850 quilos diários; esse órgão fantástico faz circular o equivalente a dois mil galões de sangue pelo espaço de 12 mil milhas (19.200 quilômetros) de veias todos os dias; em doze horas cria a energia necessária para levantar o peso de sessenta e cinco toneladas a uma altura de trinta centímetros. Existem outras verdades interessantes e maravilhosas no tocante ao corpo humano.
Um piano grande não tem senão sete oitavas e meia de notas ou teclas, enquanto o ouvido humano conta com doze oitavas; o piano tem duzentas cordas, enquanto o ouvido possui vinte e quatro mil; o piano de cauda muito espaço, mas o ouvido humano ocupa menos de uma polegada cúbica.
A retina do olho é minúscula, mas, não obstante, contem cento e vinte milhões de células nervosas, de maneira que o cristalino muda automaticamente de espessura, segundo a necessidade de focalizar a vista em objeto próximo ou distante.
O corpo humano, propriamente dito, que é formado do pó da terra, tem em si 18 elementos e estes são integrantes dos mais de cem elementos que compõem a substância do universo físico: estes 18 elementos são essenciais a vida do homem. Vejamos quais são, mais ou menos: 72% de oxigênio, 14% de carbono, 9 % de hidrogênio, 2,5% de nitrogênio; os 3,5% restantes se compõem de pelos mais 15 elementos como cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro e vestígios de iodo, ferro, cobre, zinco, etc. Não existe no corpo humano qualquer elemento químico que não possa ser encontrado na terra. Somente o oxigênio se encontra no corpo em sua condição elementar; os demais elementos estão em combinação com outros e é impossível separá-los.
Um químico inglês depois de analisar o corpo humano cuidadosamente, chegou a curiosíssimas conclusões; ele disse que, se os elementos pudessem ser separados, fabricaríamos os seguintes objetos: Com a gordura do corpo humano, sete sabonetes; com o fósforo, uma caixa de fósforos; com o potássio, tirar uma fotografia de tamanho normal; com o açúcar, adoçar uma xícara de café; com o ferro, fazer um prego; enfim o valor químico é aproximadamente.
No entanto, quando o bioquímico Haroldo J. Morowitz, da Yale University, recebeu de sua filha um cartão de estilo humorístico com os seguintes dizeres: “De acordo com os bioquímicos, os elementos que compõem o corpo humano valem apenas US$ 0,98”, procurou conseguir um catalogo de uma companhia de abastecimento e começou e verificar os preços.
Essa pesquisa levou-o a demonstrar que o corpo humano vale muito mais: vale seis milhões de dólares! Vejamos as conclusões de Morowitz, que são completamente diferentes das anteriores:
Hemoglobina – US$ 258,00
Um grama de insulina – US$ 48,50
Um grama de tripsina purificada (uma enzima) – US$ 36,00
Bilirrubina, o pigmento da bílis – US$ 12,00
DNA, substância existente no núcleo da célula – US$ 76,00
Colágeno – US$ 15,00
Albumina humana – US$ 3,00
Alguns elementos menos comuns:
Quinase acetado, substância que ativa uma enzima – US$ 8,860 a grama
Fosfotase alcalina – US$ 225,00
Ácido hialusônico, a substancia que consolida os tecidos – US$ 175,00
Bradykinin (aminoácido) – US$ 12.000,00
Tomou um verdadeiro choque quando ele chegou ao hormônio estimulante do folículo – 8 milhões de dólares uma grama (um presente que ele sugere às pessoas que tem de tudo). Para os realmente ricos há a prolactina, o hormônio que estimula a produção do leite nas glândulas mamárias: 17,5 milhões de dólares uma grama.
Calculando em US$ 254,54 o valor de cada grama dos elementos químicos constantes do corpo humano, Morowitz tomou o peso do seu próprio corpo e dele deduziu 68%(percentagem de água existente) e , multiplicando o restante pela referida quantia , verificou que o valor de uma pessoa do seu peso era de US$ 6.000.015,44.
A diferença entre estes dois tipos de conclusões é que nos US$ 0,98 o ser humano é cifrado como matéria prima e nos seis milhões de dólares, os átomos humanos são avaliados no seu estado sofisticado. (Se quiser atualizar os valores ver o preço do dólar atual).
Para concluir a apreciação da parte material do homem, somos levados a um grande corolário filosófico; a infinita preciosidade de cada ser humano: o ser não tem preço; e o que existe de mais valioso no universo.  
Na vida cristã, precisamos entender que, para aqueles que crêem a vida não lhes é tirada, mas transformada. Isso é importante, porque cremos na vida eterna, que a morte não vai acontecer dentro do nosso contexto terreno; por isso temos a morte como o meio que transforma a nossa vida.
Essa reflexão faz com que a pessoa se distingue de outras no mundo. Somos finitos e, a partir do momento que nascemos já começamos nossa caminhada ao encontro da morte. E nessa dimensão a vida recebe um caráter de urgência de seriedade no seu sentido. Quando contemplamos a dimensão da morte na nossa vida, levamos mais a sério a nossa realidade atual, nossos relacionamentos.
Deus é eterno, a fonte e o alvo da historia, enquanto o homem é insignificante no tempo e espaço.      
“Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais.” (Charles Chaplin)

1       – O homem só é alguém se tiver a presença do Espírito Santo
Para Kierkegaard (filósofo e teólogo dinamarquês Sören Kierkegaard (1813-1855), há um abismo entre o divino e o humano, enquanto a filosofia de Hegel insistia numa continuidade. O dinamarquês salientou que existe uma "infinita diferença qualitativa" entre Deus e os seres humanos. Em sua queda e finitude, os seres humanos precisam acolher a verdade de Deus mediante uma decisão, um "salto de fé". Conhecer a Deus é uma atitude de fé, o que significa correr o risco de saltar. Deus é pessoal, santo e transcendente. Os seres humanos são finitos, pecadores e dependentes. Deus só pode ser conhecido mediante um relacionamento pessoal. Somente o "salto de fé", o risco pode nos proporcionar o verdadeiro relacionamento com Deus. Enquanto não houver o "salto de fé", podemos ter uma religiosidade ética, mas não seremos cristãos autênticos.
Todo homem tem em si um profundo anseio por vida eterna. Em todos os lugares vemos essa busca. A Ciência e a Medicina procuram por caminhos que permitam estender a vida. Muitas pessoas cercam-se de idéias utópicas ou vivem em um mundo imaginário de filmes, livros e sonhos. Todos têm medo da morte. Quando se pensa nela, surge a temerosa pergunta: "O que virá depois?" O homem quer viver, viver eternamente, ele tem medo de morrer. Constantemente ele também se vê diante da importante pergunta: "Afinal, para que eu vivo?"
Deus criou o homem para a vida eterna. Mas ele a desprezou e jogou fora. O homem preferiu o pecado que lhe trouxe a morte. Isso fez vir à morte sobre toda criatura e a miséria humana começou. Desde então o homem está procurando reencontrar a vida eterna. Ele procurou muito e criou inúmeras coisas para obter vida para si; é o que mostram as muitas religiões. Mas, ele não tem vida, ele nunca tem segurança.

2       - Todos os homens são do ponto de vista genético iguais, exceto por duas razoes:
Como um todo é muito parecido – não importando se somos baixos, altos, magros, gordos, temos olhos azuis ou não. Geneticamente somos formados do mesmo material e, na raça humana, ele é pelo menos 99% idêntico de uma para outra pessoa, homem ou mulher.
Nos tempos mais modernos, o argumento racional foi perdendo força. Chegamos, então, à pesquisa de genes e, com ela, veio à certeza que somos todos humanos, não importa se negros, brancos, amarelos, mulatos ou pardos. Diziam-nos os cientistas que, do ponto de vista do genoma, éramos pelo menos 99% iguais. E se chegamos tão próximo dos 100%, de nada adianta falar em diferenças.
2.1 - O homem natural –
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.( 1Co 2:14)
O homem natural, no grego psuchikos, denotando a pessoa irregenerada, isto é, governada por seus próprios instintos naturais. Tal pessoa não tem o Espírito Santo, está sob o domínio de Satanás e é escravo da carne com suas paixões. Pertence ao mundo, está em harmonia com ele e rejeita as coisas do espírito. A pessoa natural não consegue compreender a Deus, nem os seus caminhos; pelo contrário, depende do raciocínio ou emoções humanas.    
A palavra grega traduzida para natural significa dominado pela alma, o princípio da vida física. Este homem dominado pela alma não aceita as verdades divinas, nem podem entendê-las, pois se discernem espiritualmente. Os ouvidos humanos não percebem a alta freqüência das ondas do radio; homens surdos não são capazes de servirem como juízes em concursos de musica; os homens cegos não podem desfrutar da beleza dos cenários, e os que não são salvos são incompetentes para julgarem as coisas espirituais; as verdades praticas mais importantes. 
Segundo o dicionário VINE phusikos  significando originalmente “produzido pela natureza, inato”, derivado de phusis, natureza, conforme em português , físico, física denota de acordo com a natureza, governado por meros instintos naturais, que seguem a natureza. A palavra psuchikos , pertencente a psuche, alma (como a parte inferior do imaterial no homem), natural, físico , descreve o homem em Adão e o que lhe pertencem , posto em contraste com pneumatikos, espiritual, em 1 Corintios 15.46 - usado como substantivo ; em Tiago 3.15 , animal, neste ultimo texto, relaciona-se mais especificamente, talvez , com a mente , uma sabedoria de acordo ou procedendo dos desejos e afetos corrompidos; o mesmo se da em Judas VS. 19.                
            2.2 - O homem espiritual –
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (1 Co 2.15)
O homem espiritual no grego pneumatikos denota a pessoa regenerada, isto é, que tem o Espírito Santo. Essa pessoa tem mentalidade espiritual, conhece os pensamentos de Deus e vive pelo Espírito de Deus. Tal pessoa crê em Jesus Cristo, esforça-se para seguir a orientação do Espírito que nela habita e resiste aos desejos sensuais e ao domínio do pecado.
O homem espiritual tem a potencialidade de entender tudo. Ele mesmo não é julgado por ninguém (que não seja espiritual), pois o que não é espiritual não tem relação necessário com o Espírito para julgar o espiritual. Isto explica porque tão freqüentemente os cristãos constituem verdadeiros enigmas para os que são do mundo, e às vezes enigmas para os cristãos carnais.
 Segundo o dicionário VINE – “O homem espiritual é aquele que anda no Espírito, tanto no sentido de Gálatas 5.16 – quanto no sentido Gálatas 5.25 -, e no qual manifesta o fruto do Espírito na sua maneira de viver.”
“De acordo com as Escrituras, o estado espiritual da alma é normal para o crente, mas nem todos os crentes atingem esse estado, e nem sempre quando é atingido é sempre mantido. O apostolo Paulo, em 1 Corintios 3.1-3, sugere um contraste entre este lado espiritual e o do bebê em Cristo, ou seja, do homem que por imaturidade e inexperiência  ainda não atingiu a espiritualidade, e do homem que por permitir que o ciúmes e a discórdia à qual o ciúme sempre conduz , a perdeu. O estado espiritual é atingido pela diligência na Palavra de Deus e na oração; é mantida pela obediência e autocrítica. Os que são guiados pelo Espírito são espirituais , mas é claro que a espiritualidade não é uma condição fixa ou absoluta, ela admite crescimento; com efeito, crescimento na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo , conforme 2 Pedro 3.18 - , é evidência da verdadeira espiritualidade.                                       

3       - Todos os homens são mortais (corpo), exceto o espírito e alma
Orienta-nos nesse sentido um texto de Orígenes, o qual diz: "Aquilo que no início era carne, da terra, um homem de pó (cf. I Cor 15, 47), e foi dissolvido através da morte e de novo tornado pó e cinza - realmente está escrito: "és pó e em pó te hás de tornar" - é feito ressuscitar da terra. Em seguida, segundo os merecimentos da alma que habita o corpo, a pessoa caminha rumo à glória de um corpo espiritual" (Tratado dos Princípios 3, 6, 5: Sch., 268, 248).
O homem é um ser tricótomo (1Ts 5.23; Hb 4.12). O termo tricotomia significa “aquilo que é dividido em três” ou “que se divide em três tomos”. Em relação ao homem, o termo tricotomia refere-se às três partes do seu ser: corpo, alma e espírito. Há divergência neste ponto entre alguns teólogos. Há aqueles que entendem o homem como apenas um ser dicótomo, ou seja, que se divide em duas partes: corpo e alma (ou espírito). Os defensores da dicotomia do homem unem alma e espírito como sendo uma e a mesma coisa. Entretanto, parece-nos mais aceitável o ponto de vista da tricotomia. Esse conceito da tricotomia crê que o homem é uma triunidade composta e inseparável. Só a morte física é capaz de separar as partes: o corpo de sua parte imaterial.

3.1 -O corpo: É a parte inferior do homem que se constitui de elementos químicos da terra como oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, iodo, ferro, cobre, zinco e outros elementos em proporções menores. Porém, os corpos com todos esses elementos da terra, sem os elementos divinos, são de ínfimo valor. No hebraico, a palavra corpo é basar. No grego do Novo Testamento, a palavra corpo é somma. Portanto, o corpo é apenas a parte tangível, visível e temporal do homem. O corpo é a parte que se separa na morte física.
3.2 - A alma : É preciso saber que o corpo sem a alma é inerte. A alma precisa do corpo para expressar sua vida funcional e racional. A alma é identificada no hebraico do Velho Testamento por nephesh e no grego do Novo Testamento por psiquê. Esses termos indicam a vida física e racional do homem. Os vários sentidos da palavra alma na Bíblia, como sangue, coração, vida animal, pessoa física; devem ser interpretados segundo o contexto da escritura em que está contida a palavra “alma”. De modo geral, em relação ao homem, a alma é aquele princípio inteligente que anima o corpo e usa os órgãos e seus sentidos físicos como agentes na exploração das coisas materiais, para expressar-se e comunicar-se com o mundo exterior. Nephesh dá o sentido literal de “respiração da vida”
3.3 -  O espírito: No hebraico é ruach e no grego, pneuma. O espírito do homem não é simples sopro ou fôlego, é vida imortal. O espírito é o princípio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre Deus e o homem. Certo autor cristão escreveu que “corpo, alma e espírito não são outra coisa que a base real dos três elementos do homem: consciência do mundo externo, consciência própria e consciência de Deus”.

Conclusão
“Não sois máquinas! Homens é que sois!" (Charles Chaplin)
Tu és pó.... O corpo terreno do homem torna a morte física possível.
Ao pó te tornarás. A morte física é, ao mesmo tempo, julgamento e benção. Ela torna toda a atividade vã, porem,  livra o redimido da frustração terrena e abre o caminho para uma salvação eterna, que perdura além do sepulcro (Salmos 73.24; Provérbios 14.32)

n'Ele que está acima de todos nós

Marcos Serafim Silva  

Notas bibliográficas  
Vine’s Expository Dictionary of Biblical Words
Leite Filho, Tácito da Gama,1951 – O homem em três tempo – CPAD ,1982
http://linoresende.jor.br/somos-iguais-ou-diferentes
http://arautos.org.br/artigo/35463/-ldquo-Recorda-te-que-es-po-e-em-po-te-has-de-tornar--rdquo-http://www.cpadnews.com.br/blog/elienaicabral/?POST_1_22_A+TRICOTOMIA+DO+HOMEM.html
http://www.ajesus.com.br/