13 de ago. de 2009

Oração


Precisamos orar?

Porque muitos querem orar, mas... poucos o fazem!

Antes de tudo, quero dizer-lhe o seguinte: não fique preocupado, não desanime. Relaxe, não somos os únicos frustrados com nossa vida de oração. Apesar do esforço monumental, a maioria dos proeminentes homens de Deus de outrora não se sentia satisfeito com a vida de oração. Nenhum deles – pesquise a vontade sobre seu relacionamento com pessoal com Deus e seu momento de oração intima – deixou travar batalhas duríssimas para aprender a orar. Muitos no final da carreira, chegaram a declarar com profunda sinceridade que não se sentiam fortes na vida de oração. W. Boot, Moody, Wesley, C. H Spurgeon, Martinho Lutero e outros tantos queriam ainda aprender a orar, desejavam desvendar os segredos da arte da oração profunda; e note que não estamos falando de qualquer um. Estamos falando de missionários incansáveis, avivalistas cheios de fogo, evangelistas proeminentes que cativavam platéias, líderes que magnetizavam os ouvintes para Cristo ao abrir sua boca, escritores com penas extremamente fecundas e sutis; sim eles também compartilharam sua grande dificuldade em orar.
Receio não poder atingir meu objetivo: ajudá-lo a orar e ultrapassar as dificuldades. Analistas do povo de Deus se gabam das grandes conquistas quanto ao conhecimento da palavra de Deus, esquecendo-se de denunciar a infeliz carência de oração. A velocidade do novo século desfavorece o despertar da consciência na direção da oração. Talvez você me considere um pouco pedante ou irresponsável, mas sinto uma necessidade imperiosa de caminhar, a começar de mim, em direção a uma vida de oração no mínimo satisfatória, em todos os pontos de vista. Não estou preocupado com os que já sabem digladiar na oração; repetindo, minha intenção e clara: se você passa serias dificuldades para orar, deixe-me ajudá-lo oferecendo uma pequena pedra para construir um altar de oração , sincera e verdadeira , no coração daqueles que clamam Aba Pai.
Jesus foi um homem de oração. Ensinou aos discípulos o valor inestimável da oração. Ela é como uma chave mestra: abre todas as portas, dão acesso às bênçãos e a comunhão intima com Deus e derruba Satanás.

O que grandes homens disseram sobre oração.

R. Sibbes

“ Quando oramos a Deus, o diabo sabe que buscamos mais poder para vencê-lo . Por isso procura lançar toda oposição contra nós”.

O grande avivalista L. Ravenhill

“Contamos, em nossos dias, com hábeis em organizar, mas poucos dispostos a agonizar. Alguns até contribuem, mas poucos oram. Muita liderança, pouco fervor. Muitos temores, poucas lagrimas. Muitos que interferem e poucos que intercedem. Muito falando e escrevendo e poucos combatendo. Se fracassarmos na frente da oração, fracassará em todas as frentes de batalha”.
“Embora a igreja dos dias de hoje seja pobre sobre muitos aspectos, e paupérrima em oração.”

F. Fanelon

Deu aos seus discípulos o seguinte roteiro para oração: “Conte a Deus tudo o que vai a seu coração, como quem desabafa a um amigo todas as suas alegrias e dores”. Conte seus problemas – assim ele poderá confortá-lo – e suas alegrias – para que possa moderá-las; mas também seus anseios – ele os purificará; compartilhe suas antipatias – para que Deus ajude a superá-las – e tentações - para receber proteção.
Mostre as feridas em seu – ele cura também a indiferenças para com o bem e a inclinação para o mal. “Conte-lhe como o amor egoísta o torna injusto com o próximo, como a vaidade o faz insincero e o orgulho mascara quem você realmente é.”

O reformador Martinho Lutero

Chamava atenção á necessidade de aprender a pensar mais em Deus; como Ele é o que Ele quer de nós, o que o preocupa, o que o agrada e também nas coisas lá do alto.

Luis Palau

“Tenhamos grandes projetos, sonhemos grandes sonhos. Mas...façamos grandes orações.”

Charles Haddon Spurgeon

“Os grandes intercessores anônimos não são citados com a mesma freqüência dos mártires, não obstante serem os maiores trabalhadores da igreja. E, para chegar a ser canis de misericórdia de Deus aos homens, foi necessário perseverar no lugar de oração. Para orar, temos de orar, e continuar orando para que continuem nossas orações”.
“Frequentemente os gemidos e as lagrimas que não podem ser traduzidas são as orações que não podem ser recusadas”.

Charles Finney

“Sem muita oração e lagrimas não há avivamento”.

L. Boschman

Em seu livro ‘A Canção Profética’, diz o seguinte a este respeito: A palavra hebraica traduzida como oração é tephillah, que é muito semelhante à tehillah, que significa ‘louvor no espírito’”.

A. Carmichel.

“Faz-me teu combustível, ó chama Divina”.


N’Ele que ouve e atenta para as nossas orações,


Marcos

Obra consultada : Oração - Poesia - Canção e algo mais .... Albert Dure