22 de nov de 2009

Quando caem as máscaras

Quando caem as máscaras


Uma máscara é um acessório utilizado para cobrir o rosto, utilizado para diversos propósitos: lúdicos (como nos bailes de máscaras e no carnaval), religiosos, artísticos ou de natureza prática (máscaras de proteção). A palavra tem, provavelmente, origem no latim mascus ou masca = "fantasma", ou no árabe maskharah = "palhaço", "homem disfarçado". Muitas vezes tribos africanas usam máscaras em cerimônias de passagem entre a vida e a morte.
Principais funções de uma máscara:

  • disfarce;
  • símbolo de identificação;
  • esconder a sua identidade;
  • transfiguração;
  • representação de espíritos da natureza, deuses, antepassados, seres sobrenaturais ou rosto de animais;
  • participação em rituais (muitas vezes presente, porém sem utilização prática);
  • interação com dança ou movimento;
  • fundamental nas religiões animalistas; mero adereço.

As vezes a máscara deixa de ser um mero adereço e passa a se tornar um símbolo de caráter enganoso, a máscara não esconde somente a identidade, mas transforma a vida de quem a possui.
Mascaras ou subterfúgios que costumamos usar para esconder das outras pessoas as nossas debilidades ou aquilo que não pode agradar.Mascara é tudo aquilo que esconde a verdadeira identidade:

Várias mascaras que precisam cair:

Mascara da inveja.
Mascara da piedade.
Mascara da hipocrisia.
Mascara do orgulho.

Máscara da inveja

O jornalista Zuenir Ventura em seu livro Inveja : “O mal secreto , compara o ciúme , a cobiça e a inveja : Ciúme e querer manter o que se tem ; cobiça e querer o que não se tem , inveja é não querer que o outro tenha”.
Sentimento de rancor e ciúme em direção a outros por causa de seus bens ou boas qualidades . O apostolo Tiago vinculou a inveja com o sentimento faccioso, egoísmo; contenda nos corações : “Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade”.
“Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.”
Os Cristãos são admoestados a se proteger do pecado da inveja (Rm 13.13; 1 Pe 2.1).
Inveja é um misto de ódio , desgosto e pesar pelo bem e felicidade de outrem ; é o desejo violento de possuir o bem alheio ; e invejar a prosperidade e a alegria de outra pessoa , porque ela possui algo que não possuímos. (Dicionário Aurélio)
Isto já é suficiente para nos atrapalhar na jornada cristã. Devemos fazer uso da arma mais importante para combate-la , que é a oração , a fim de que a inveja não faça parte do nosso coração, não queremos ser invejosos.
A inveja devasta, a inveja mata , a inveja faz adoecer , a inveja aprisiona , a inveja traz mentira , a inveja por fim destrói. (O cristão e a inveja – Jorge Linhares)
Provérbios 14.30 , diz : O coração com saúde é a vida da carne , mas a inveja é a podridão dos ossos.
Um coração forte garante boa circulação para o corpo produzindo bem-estar , saúde e longevidade , mas a inveja , o ciúme e o ódio produzem morte

Veja o que a bíblia diz sobre a inveja:

1- Ordens sobre a inveja - 1 Pedro 2 .1 : “ Deixando pois toda a malicia , e todo engano , e fingimentos , e invejas , e todas as murmurações
2- Uma obra da carne - Gálatas 5.21- “Invejas , homicídios , bebedices , glutonarias , e coisas semelhantes a estas , acerca dos quais vos declaro, como já antes vos disse , que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.
3- Resultados da inveja : Tiago 3.13-17 : “Quem dentre vos é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas tendes amarga inveja , e sentimento faccioso em vosso coração , não vos glorieis , nem mintais contra a verdade. Essa não é sabedoria que vem do alto, mas terrena , animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso ai há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é , primeiramente , pura, depois pacifica , moderada , tratável , cheia de misericórdia e de bons frutos , sem parcialidade e sem hipocrisia”.
4- Uma coisa que não tem inveja- 1 Corintios 13.4: “A caridade é sofredora , é benigna ; a caridade não é invejosa ; a caridade não trata com leviandade , não se ensoberbece”.
5- Exemplos de inveja
· Caim – (Gn 4.4-8)
· Sara – (Gn. 16.5,6)
· Saul (1 Sm. 18.8,9,29)

Máscara da Piedade

Definições da palavra piedade

Palavra geralmente definida como devoção religiosa e reverência diante de Deus . Piedade significa mais do que profissão religiosa ou conduta piedosa é também a devoção e o poder de uma união vital com Deus.
1- Eusebia , formado de eu , bom , e sebomai , ser devoto , denota a devoção ou piedade que caracterizada por uma atitude voltada para Deus, faz o que extremante agradável.
2- Theosebeia , denota o medo ou reverência de Deus (formado de theos , Deus , e sebomai , ser devoto)
3- Eusebes , adjetivo que denota piedoso , devoto , religioso
4- Eusebõs advérbio que denota , piamente , religiosamente ,devotamente . É usado com verbo viver (acerca com o modo de vida)
O apóstolo Paulo, ensinando sobre a doutrina da Nova Aliança, diz que podemos ser ousados em vez de agir como Moisés que pôs um véu sobre a face para que as pessoas não atentassem para a glória desvaneceste em seu rosto. Quando Moisés subiu o Monte Sinai para receber as Tábuas da Lei, ao regressar, seu rosto brilhava. As pessoas não podiam olhar para ele. Então, ele colocou um véu em sua face para que as pessoas pudessem se aproximar e falar com ele. Mas houve um momento em que Moisés percebeu que a glória estava acabando. Ele não precisava mais do véu, porém, ele continuou com o véu, porque não queria que as pessoas soubessem que sua glória era desvanecente. Muitas vezes, somos parecidos com Moisés. Tentamos impressionar as pessoas com uma espiritualidade que não temos. Aparentamos ser mais crentes, mais piedosos do que na verdade somos.(Rev. Hernandes Dias Lopes).
O apostolo Paulo escreve em 2 Timóteo 3.5 : “Tendo aparência de piedade , mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”.
O terrível fato é que pessoas professam ser cristãs , que provavelmente desejam ser consideradas religiosas ou santas. Elas têm, contudo, apenas formas de piedade , apenas a aparência externa de seguidores da doutrina e pratica do evangelho; o poder lhes falta.
Só e Espírito Santo torna a religião verdadeira ; a fé sem obras e sem fruto do Espírito é morta. Negando-lhe , uma palavra forte , implica em conhecer e, no entanto rejeitar decisivamente a verdade. Foge também destes, a expressão pode significar repele-os como um bom soldado repele o inimigo.


Máscara da Hipocrisia

Definição da palavra hipocrisia

Hupokrisis denota principalmente replica e resposta (cognato de hupokrinomai, responder); então representação como os atores falavam em dialogo ; por conseguinte , fingimento , hipocrisia.
Hupokrites , correspondendo a kupokrisis denota primariamente , aquele que responde , portanto, ator de palco.Os atores gregos e romanos tinham o costume de falar com máscaras grandes munidos de dispositivos mecânicos para aumentar a força da voz; por conseguinte , a palavra veio a ser usada metaforicamente para descrever dissimulador , fingido, hipócrita. É termo encontrado nos evangelhos Sinóticos e sempre usado pelo Senhor , 15 vezes em Mateus.
Fingir ser o que não é . Durante seu ministério , Jesus expôs e denunciou energicamente a hipocrisia de muitos que se lhe opuseram , especialmente a dos escribas e fariseus. Estes desfilavam seus atos de bondade , em uma exibição publica de jejum e de oração para ganharem o louvor do povo. Buscavam ter a aparência de piedosos , mas eram, de fato cegos da verdade.
O apostolo Paulo deparou-se com a hipocrisia entre alguns cristãos judeus que se recusaram a comer com os gentios convertidos. Paulo salientou que o amor sincero (literalmente, sem hipocrisia) e aquele que marca o ministério cristão . Exortou seus leitores a agirem como cristãos: “Que o amor seja sem hipocrisia” (Romanos 12.9).
A pessoa hipócrita mente para si mesma , e tenta mentir para outras pessoas. Já que a pessoa tenta passar por outra pessoa , que não é ela mesma vivendo uma vida de falsidade ideológica.
Porque não dizer que o hipócrita engana-se a sim mesmo indo de mal a pior , enganado e sendo enganado.
Infelizmente hoje em dia vemos muitos deles , pasmem, até nos púlpitos , passando uma encenação que na realidade não vive, estes se transformaram nos profissionais de púlpitos , que com habilidade e agilidade levam suas platéias a loucura , porem tudo não passa de uma mera ilusão.
Como se define a palavra hipocrisia , em atores , há muitos que encenam suas peças e mensagens para causar impacto naqueles que os ouvem , com palavras de efeito, com frases montadas, com textos que tem a única finalidade de causar euforia nas pessoas.
O hipócrita tem sua vida suja e feia , mas tenta por meio de um teatro sua vida bonita e limpa.Toda pessoa hipócrita esconde-se por detrás de uma máscara na tentativa de esconder algo de sua vida, Jesus orienta : “Não sejam como os hipócritas”.
A nossa hipocrisia não engana a Deus. A Bíblia diz em Lucas 16:15 “E ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.” A hipocrisia tem motivos duvidosos. A Bíblia diz em Mateus 6:2 “Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já recebeu a sua recompensa.” Hipocrisia é conhecer a verdade, mas não obedecer - dizer que Cristo é o Senhor, mas não segui-lo. A Bíblia diz em Mateus 23:13 “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar.”
Uma frase que define bem a hipocrisia é : “Hypocritae volunt haberi pii – Os hipócritas querem ser considerados virtuosos”.
Que vivamos uma vida digna sem a máscara da hipocrisia , que nossas mensagens não tenham cunhos emotivos , que sejam pura e simplesmente a palavra de Deus.

Máscara do Orgulho

Orgulho do hebraico gã’ãh : orgulhar-se , exaltar-se. Este verbo aparece sete vezes no hebraico bíblico.
Gã’ôn : orgulho, esta raiz só ocorre nos idiomas semíticos do noroeste , como no ugarítico: gan – orgulho. Este substantivo é uma palavra poética que só é encontrada nos livros poéticos , nos profetas (12 vezes em Isaias) . No hebraico rabínico , gã’ôn significa homem de garnde cultura. Um gã’ôn era o chefe das academias rabínicas de Susã e Pumpedita na Babilônia. Saadia Gaon foi um dos mais destacados.
Em sentido positivo gã’ôn , como o verbo , significa excelência ou majestade. A majestade de Deus foi expressa na libertação de Israel pelo mar Vermelho.
A maioria dos usos de gã’ôn é negativo no sentido de conotar orgulho humano como antônimo de humildade. Provérbios colocam gã’ôn junto com arrogância , mau comportamento e linguajar perverso. As traduções da Septuaginta são : hubris (Insolência , arrogância) e huperephania (arrogância ., altivez , orgulho).
No livro , Orgulho Fatal , Richard W. Dortch (ex-presidente de um império das comunicações) nos dá um importante sobre o orgulho:
“Alguns pensam que por trabalhar numa organização religiosa ou estar envolvidos nas atividades da igreja ou fazendo boas obras , nada desse tipo poderá jamais lhes acontecer. Deixe que eu lhe diga uma coisa : se você tem espírito altivo , é um alvo ideal para uma grande queda”.
“Muito de nós , em algum ponto da vida , somos apanhados pela ambição do poder – o orgulho fatal. O colunista George Will escreveu sobre isso na revista Newsweek, esta frase cunhada por Friedrich von Hayek, ganhador do Prêmio Nobel , denota a tragédia que geralmente acompanha o poder : “O orgulho resulta da crença de que, por possuirmos poder e sermos da elite governante , podemos fazer o futuro conformar-se aos planos”.Quem são os sedentos de poder? Como sabermos se essas tendências estão adormecidas em nossos corações , esperando apenas a oportunidade certa para subir à superfície?”
“Certos traços são comuns à maioria das pessoas que aspiram ao poder. Essas características estão bem escondidas sob o manto de engano. Assim fica difícil identifica-las , até que a ânsia pelo poder tenha afetado negativamente sua vitima”.
O orgulho , essa causa que derribou Lúcifer da patente que havia sido dada por Deus ( Ez. 28.2,3 - Fica claro que embora seja uma profecia dita ao rei de Tiro se refere a Lúcifer) este ser não guardou o seu principado e por causa do seu orgulho foi derribado do lugar aonde estava, o que vejo com isso é que muitos lideres chegaram ao lugar em que estão porque Deus os promovera, Deus promove o homem, como foi com José (do Egito) , mas alguns quando galgam um estado melhor que outro,nem conhecem mais as pessoas que o ajudaram a crescer e quando passam por eles nem os cumprimentar o fazem.
Com medo da tragédia , adoramos o poder.
Com medo do sofrimento, adoramos a segurança.
Com medo do fracasso, adoramos o sucesso.
Durante o esplendor crescente de nossos mil prósperos anos , nos tornamos cruéis , práticos e estéreis. Conquistamos realmente o mundo inteiro. Perdemos as nossas almas.(Robert Raynolds).
O meu desejo nesta reflexão é que nos desnudemos, confessemos , oremos para que a Cruz de Cristo apareça em nós, pois sua palavra diz em Hebreus 4.13 : “E não há criatura alguma encoberta diante d’Ele ; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar”.


Pelos laços do Calvário que nos une,


Pr. Marcos Serafim Silva


Obras Consultadas: Dicionário Vine
Bíblia de Estudo DAKE
Dicionário Ilustrado da BíbliaComentário Bíblico de Moody (Volume 5)