6 de jul. de 2010

Arvores que simbolizam Israel(2)




A videira

È um arbusto bem conhecido pela produção de uvas, cultivada desde os tempos antigos e mencionada muitas vezes nas Escrituras. Noé plantou uma vinha (Gn9. 20). Existia no Egito, em Canaã (Dt. 8.8). O tempo da vindima inspirava regozijo e festas (Jz9. 27).
A mesma figura de Israel às vezes é expressa pela videira, outras vezes pela vinha. Em linguagem figurada, é a nação de Israel mencionada como parábola em Salmo 80.6-16. Deus trouxe uma vinha do e plantou numa terra, cujas nações foram lançadas fora (v. 8).Sob a direção de Moises o povo foi liberto da escravidão do Egito e, comandado por Josué ,venceu os povos de Canaã.
Fez com que suas raízes se aprofundassem, seus ramos se tornassem como cedros e chegassem até o mar ((vv9-11).Tornou-se um reino prospero com sabedoria e a grandeza de Salomão.
Aparece também como parábola da videira em Isaias 5.1-7, apelando para o concerto que Deus fez com os pais quando os tirou do Egito.
Israel foi escolhido por Deus para tornar conhecida a Lei de Deus aos outros povos. Sua missão era servir de exemplo, de testemunho às nações que não conheciam a vontade do Senhor. “E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, separei-vos dos povos, para serdes meus” (Lv 20.26)
A responsabilidade de Israel era ser fiel a Deus, conservar o testemunho da santidade de Deus, do poder, da justiça e da misericórdia, para que os pagãos conhecessem a palavra de Deus, que foi confiado primeiro (Rm 3.1,2)
Os judeus falharam nesta missão, “produziram uvas bravas” (Is 5.4b); em vez de justiça, praticaram opressões, caíram na idolatria, indo a uma condição de que Deus disse “... andaram após deuses estranhos para servi-los”. “Segundo o numero das tuas cidades, foram os teus deuses, ó Judá” (Jr11. 10b, 13ª)
Como resultado, veio o castigo, cumprindo-se as predições de Deuteronômio 28 e dos profetas, especialmente Jeremias.
Vieram os exércitos da Assíria contra Samaria e de Babilônia contra Jerusalém, destruíram as cidades, os muros e o Templo e levaram para suas terras o restante do povo como cativo. É o que significa a expressão; ”O javali da selva a devasta, e as feras do campo a devoram” (Sl 80.13). Deus mesmo declarou; “... tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto...” (Is. 5.5b) e “... já não há mais uvas...” (Jr. 8.13).
Jesus Cristo pronunciou uma parábola para os judeus nos termos daquelas do Salmo 80 e Isaias 5. Um homem plantou uma vinha, tomaram todas as providencias de proteção e segurança e arrendou-a a uns lavradores. Estes, no tempo de dar conta dos frutos, espancaram uns servos, mataram outros e por fim mataram o próprio filho do proprietário (MT.21.33-39)
Os judeus espancaram e mataram os profetas e crucificaram o Filho de Deus. Então Jesus perguntou “...o Senhor da vinha , que fará àqueles lavradores?” E eles responderam: “...Dará afrontosa morte aos maus , e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe dêem os frutos...Portanto eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê seus frutos”(MT.21.40b,41b,43).
“... Como a videira entre as arvores do bosque, que tenho entregado ao fogo para que seja consumida, assim entregarei os habitantes de Jerusalém” (Ez. 15.6b). Cumpriu-se de um modo mais detalhado, espiritualmente em Atos 13.46b “... Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas,visto que rejeitais , e vos não julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios”. Todavia a promessa feita a Abraão de abençoar sua descendência permanece no plano de Deus. Na mesma figura da videira (Ez. 17.1-10,22-24), referindo-se a Israel, Deus acrescentava a figura do cedro, que representa majestade, prometendo fazer reverdecer a arvore seca.


Ele a Videira verdadeira;


Pr. Marcos Serafim


Obra consultada: Melo, Joel Leitão de, Sombras , tipos e mistérios da Bíblia.Rio de Janeiro,CPAD, 1989.