17 de abr. de 2014

DEVOCIONAL - QUANDO O INVERNO CHEGAR

“Sendo o rei Davi já velo e entrado em dias, envolviam-no com roupas, porém não se aquecia.” 1 Reis 1.1
O Livro de Reis começa com um triste relato. Davi, já de idade muito avançada, encontra-se terrivelmente só. Os seus servos, vendo que as roupas não podem mais aquecê-lo, deparam-se com uma realidade muito constrangedora: “Procure-se para o rei nosso senhor uma jovem donzela, que esteja perante o rei, e tenha cuidado dele, e durma nos seus braços, para que o rei nosso senhor se aqueça.” (v. 2)
Qual o fato constrangedor desse relato? O simples fato de Davi que, possuindo muitas mulheres, vários filhos e filhas, necessite, porém, no fim da vida contratar uma pessoa para aquecê-lo. Termina desoladamente só. Por que termina Davi assim? Certamente porque seus relacionamentos estavam calcados em posições, cargos, dinheiro e na utilidade de ser amigo do rei.
Quantos de nós construímos amizades em busca de prestígio, fazendo dos amigos escadas para galgarmos nossos objetivos. Mas os verdadeiros amigos descobriremos quando o inverno chegar, pois as roupas e o dinheiro não mais terão valor algum. Todos aqueles que atravessam momentos difíceis na vida concordam em que aqueles amigos das noitadas, do riso fácil e das rodas sociais desapareceram. Correram em busca de amizades mais úteis. E agora…?
Construa suas amizades e relacionamentos com o objetivo de servir. A Bíblia Sagrada nos diz que aquilo que o homem plantar, isso certamente colherá. (Gálatas 6.7) Dê amor, semeie amizade sincera, e mais na frente, quando o inverno chegar, você receberá de volta tudo o que investiu. Sei que os homens podem ser infiéis, esquecer e desamparar, porém o Senhor não o desamparará. Nos momentos mais difíceis ele estará ao seu lado. Invista sua vida em Deus, e você encontrará nele um amigo mais achegado que um irmão. (Provérbios 18.24) Sua promessa ainda permanece: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. (Mateus 28.20)
Minha Conclusão – Construa para si amizades saudáveis livres de interesse, cobiça, proximidade para ter benefícios, lograr posições, faça amigos pelo que eles são e representam, não pelo o que eles têm.
Oração: Senhor, sabemos que tu és amigo para todas as horas, certas e incertas, mas és aquele que nos aceita como amigos do jeito que somos, sem interesse, quer seja pela posição que ocupamos, cor da pele, raça, quer seja pelo dinheiro que temos, mas acima de tudo nos ama com amor incondicional. Obrigado por tudo! Amém!          
Fonte : Gondim, Ricardo – Vivendo em triunfo : Meditações sobre os desafios de uma vida cristã autentica /Ricardo Gondim.São Paulo – Doxa Produções