28 de fev. de 2009

Santidade : Chegou o tempo

“Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”.
Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1.15,16.

Vivemos em meio a uma avalanche de corrupção moral, espiritual, má conduta, desvios de personalidade, abusos de poder e tantas outras paranóias que nos deixam aturdidos em meio ao caos de cada dia. Em meio a tudo isso, nós servos de Deus com viveremos?
Cada dia que se passa, por se multiplicar a iniqüidade muitos estão se distanciado de uma vida de santificação, preferindo uma vida voltada aos prazeres da carne, pois o deus deste século tem cegado a entendimento de muitos (2 Cor. 4.4), enganando se possível até aos escolhidos, e é tempo de viver uma vida realmente separada para Deus.
Tornar santo, no grego hagiazõ (derivado de hagios, “santo”) significa separar para Deus, santificar, a palavra santificação no grego hagiasmos, é usado para aludir a:
· Separação para Deus:
Paulo escrevendo em 2 Tessalonicenses 2.13 diz “Mas devemos dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o principio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade”. A santificação é o processo de crescimento cristão através do qual o Espírito Santo nos torna semelhantes a Cristo.Ainda não somos perfeitos, mas estamos nos movendo nesta direção à medida que Deus trabalha em nossa vida.
Precisamos vivemos de separação para Deus, afastando-se do pecado que tão de perto nos rodeia, apartando-se do mundo e suas concupiscências, deixando de viver uma vida comum, para viver uma vida de aproximação de Deus, pois quanto mais nos afastamos do pecado mais nos aproximamos como diz a sua palavra em Tiago 4.8: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações”.
· O curso de vida adequado aos que assim são separados:
O escritor da epistola aos Hebreus 12. 14 diz: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.A santificação é a relação com Deus na qual os homens entram pela fé em Cristo , e a qual o seu direito exclusivo é a morte de Cristo.
A santificação também é usada no Novo testamento para se referir á separação do crente das coisas e maneiras más. Esta santificação é a vontade Deus para o crente, como diz o apostolo Paulo em 1 Tessalonicenses 4. 3 “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição”.
A santidade deve ser procurado pelo crente de forma ávida e constantemente, procurada com zelo na leitura da palavra e uma vida abdicada para ser serviçal do Mestre.Quanto ao caráter santo (gr. Hagiõsune) não é vicário; ou seja, a santidade não pode ser transferida ou imputada , trata-se de particularidade individual, construída, pouco a pouco, em resultado de obedecer a Palavra de Deus e de seguir o exemplo de Cristo.
No Antigo Testamento os sacerdotes faziam um ritual todo especial na dedicação do serviço para Deus, incluía os nazireus , profetas (Eliseu, Jeremias), no caso dos sacerdotes não se podiam entrar no “Santo dos santos” de qualquer forma pois eram fulminados, diante de Deus.
Mas no Novo Testamento através de Jesus podemos entrar no lugar santíssimo, através do sangue e da graça, e muitos entram de qualquer maneira sem purificação, sem santidade, outros sem o menor escrúpulo se valendo de que Deus não nos fulmina mais, entram destituídos da vida de santificação.
Porque Deus não nos chamou para uma vida de imundícia, mas para a santificação, revela o autor de hebreus. Santidade é principalmente para o ministério da igreja pois muitos já estão usando o slogan de que Deus só quer o coração ignorando o que diz a palavra de Deus :” E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Mas a igreja de modo geral deve viver uma vida cotidiana de santidade, santidade na escola, com os amigos, pois o que somos fora dos portões da igreja reflete muito para o mundo onde vivemos.
Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus(Lev. 20.7), Deus por ser santo requer de nós também uma vida de santidade.Santidade é um estado de vida, uma maneira e forma de nos aproximarmos de Deus com diz a sua palavra: Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; (1Ped.1.15).
Santidade chegou o tempo.

Em Cristo Sola Fide Marcos.

Obras consultadas:

Dicionário VINE, W.E.Vine, Merril F. Unger, Willian White, Jr.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal