12 de ago. de 2009

Quem eram as mulheres na genealogia de Jesus

Quem eram as mulheres da genealogia de Jesus

Introdução

Lemos em M ateus 1 aqui da descendência de Jesus desde Abraão ; em Lucas , da sua ascendência ate Adão.Há algumas diferenças nos citados nas duas ,mas não poderemos reproduzir aqui todas as explicações que temos lido a respeito. A mais comum é que em Mateus temos a genealogia de José, e em Lucas a de Maria.
Mulheres, especialmente aquelas nascidas gentias, raramente eram incluídas nas genealogias bíblicas. As primeiras quatro mulheres gentias a quem Deus tinha honrado incluindo as entre os ancestrais registrados de Yeshua, o Messias judeu – por meio de quem os gentios, as mulheres e os escravos tinham a salvação igualmente com os judeus, os homens e os livres.

Mateus 1:3: Y’hudah foi de Peretz e Zerach (cuja mãe foi Tamar)

1) Tamar (Palmeira)

Viúva de Er e Onã, filhos de Judá (Gn 38.6-30; Mt. 1.3). De acordo com a Lei do Levirato, o terceiro filho de Judá, deveria ter-se casado com Tamar; seu filho teria sido considerado como filho de seu irmão, dando continuidade, assim, ao seu nome. No entanto, Judá impediu seu terceiro filho de casar com Tamar, que, intrepidamente, disfarçou-se de uma prostituta e ofereceu-se a Judá. Dessa união os gêmeos Perez e Zera. Judá e Tamar foram ancestrais de Jesus por meio de Perez (Mt. 1.3).

Mateus 1.5 : Salmon foi o pai de Bo’az (cuja mãe foi Rachav)

2) Raabe (amplo / largo)

A prostituta de jerico que escondeu dois espiões hebreus, ajudando-os a escapar e foi uma das ancestrais de Davi e Jesus (Js. 2.1-21; 6.17-25; Mt. 1.5). A casa de Raabe ficava na muralha de Jerico. Esta mulher, que manufaturava e tingia linho, abrigou secretamente os dois espias enviados por Josué para explora jerico e ajudou-os escapar, escondendo-os debaixo no telhado de sua casa (Js2. 6)Raabe despistou os soldados do rei, enviando-os por um caminho errado, e depois ajudou os dois espias a descerem pela parte externa da muralha , usando uma corda marrada em sua janela (Js. 2.15). Quando os israelitas tomaram a Jericó, pouparam a casa que tinha um cordão escarlate atada à janela – sinal que ali vivia uma amiga do povo de Deus. Assim, Raabe foi poupada, juntamente com seu pai, mãe, seus irmãos e toda casa de seu pai. Aparentemente, ela e sua família forma, mais tarde, incorporada à nação de Israel.
Mateus refere-se a Raabe sendo esposa de Salmom (Rt.4.20-21; Mt.1.4-5). Seu filho Boaz casou-se com Rute e veio as ser o pai de Obede, avô de Jessé e bisavô de Davi.
Portanto, uma prostituta Cananéia tornou-se parte da linhagem do rei Davi, de quem veio o messias (Mt.1.5) – talvez sendo um sinal precoce de que a graça e o perdão de Deus se estendem a todos , não estando limitados pela nacionalidade , nem pela natureza do pecado do individuo.
As Escrituras não dizem como Raabe, oriunda de uma cultura onde a prostituição e a idolatria eram aceitáveis reconheceu o Senhor como único Deus verdadeiro. Mas suas palavras, registradas em Josué 2.9-11, não deixam duvidas de que ela possuía esse entendimento. A declaração de fé dessa mulher Cananéia levou o escritor aos Hebreus a inclui-la em sua lista de heróis da fé (Hb. 11.31) , enquanto Tiago apontou-a como um exemplo de quem foi justificado por obras (Tg. 2.15).
Segundo a tradição rabínica , Raabe foi uma, das quatros mais belas mulheres do mundo, e foi ancestral de oito profetas incluindo Jeremias e Hulda , a profetisa.

Mateus 1:5 b : Bo’az foi o pai de ‘Oved (cuja mãe foi Rut)

3) Rute (amizade)

Mãe de Obede e bisavó de Davi. Natural de Moabe , Rute casou-se com Malom , um dos dois filhos Elimeleque e Noemi.Com sua esposa e filhos, Elimeleque havia imigrado para Moabe para fugir da fome da terra de Israel. Porem ,ele e seus dois filhos morreram , deixando três viúvas :Noemi, Rute e Órfã (cunhada de Rute). Quando Noemi decidiu voltar para sua terra natal , Belém , Rute preferiu acompanhá-la, dizendo : “Aonde quer que fores, irei eu”(Rt. 1.16).
Em Belém , rute teve permissão de respigar no campo de Boaz , um parente rico de Elimeleque (Rt. 2.1)Incentivada por Noemi , Rute pediu a proteção de Boaz , como parente resgatador – um reflexo da Lei hebraica do Levirato (Dt.25.5-10). Depois de conseguir que o parente mais próximo lhe cedesse seu direito de comprar a propriedade da família e dar um herdeiro a Elimeleque ,Boaz casou-se com Rute. Seu filho , Obede foi considerado membro da família de Noemi, de acordo com o costume da época.
A firme decisão de Rute, “O teu povo é o meu povo , o teu Deus é o meu Deus” (Rt. 1,16) , trouxe-lhe uma grande recompensa. Ela tornou-se uma ancestral de Davi e de Jesus. (Mt1.5).


Mateus 1.6: e Yishai foi o pai do rei David. David foi o pai de Sh’lomoh (cuja mãe tinha sido mulher de Urias)

4) Bate –Seba (filha do juramento)

Mulher de Urias, o heteu, e posteriormente do rei Davi (2Sm. 11; 12.24). Numa determinada noite, de pé na eira de seu palácio avistou a bela Bate-Seba tomando banho no terraço de uma casa próxima. Sentindo-se atraído, Davi mandou que a trouxessem e adulterou com ela. Dessa união Bate-Seba concebeu um filho do rei.
Quando Davi ficou sabendo da gravidez mandou chamar Urias, que estava em batalha contra os amonitas.
Entretanto ele se recusou a ter relações com a esposa enquanto seus companheiros estavam engajados na peleja. Dessa tentativa de ludibriar Urias falhou, Davi enviou-o de volta ao confronto. Dessa vez ordenou que ele fosse colocado na linha de frente e seus colegas o abandonassem, para que ele morresse. Após um período de luto, Bate - Seba tornou-se esposa de Davi (2 Sm.11.27). Entretanto, a criança concebida em adultério morreu.
Quando o profeta Natã confrontou Davi por causa da gravidade de seu pecado, o rei se arrependeu (2Sm. 12.13). Deus o abençoou com outros quatro filhos: Samua (ou Siméia), Sobabe, Natã e Salomão (1Cr. 3.5). O Novo Testamento menciona Bate-Seba indiretamente na genealogia de Jesus (Mt. 1.6).

Mateus 1.16 : e Ya’akov foi o pai de Yosef, marido de Miryam, da qual nasceu Yeshua , chamado o Messias.

5) Maria : A mãe do Salvador


Não sabemos nada acerca da vida e infância de Maria, a não ser que ela era uma camponesa e que morava em Nazaré, uma cidade da Galiléia. Ela deve ter sido da família de Judá, e, portanto, da linhagem de Davi (Lc. 1.32), embora as genealogias de Mateus 1 e Lucas 3 não mostrem isso , já que traçam a genealogia de Jose , e não a de Maria .Sabemos que uma prima de Maria chamada Isabel foi a mãe de João Batista.

Alguns pontos importantes na vida da mãe do Salvador

· Comprometida com José, o Carpinteiro.
· Recebeu a mensagem que seria a mãe biológica do Messias pelo anjo Gabriel
· Quando Jesus nasceu em Belém da Judéia, Maria “o enfaixou e o deitou em uma manjedoura” (Lc2. 7)
· Jose e Maria fugiram para o Egito e saem de cena até Jesus completar 12 anos
· Estava presente no primeiro milagre de Jesus, sendo repreendida pelo Mestre.
· A Escritura só volta a falar de Maria no momento em que está ao pe da cruz (Jo.19.25-27)
· Do alto da cruz Jesus entregou Maria aos cuidados de João, discípulo amado.
· A ultima menção de Maria ocorre quando ela está no cenáculo aguardando a descida do Espírito Santo (At1. 14)
· O tumulo da Virgem está localizado no vale de Cedrom, em Jerusalém, a sudeste da área do templo; mas não há base histórica que confirme sua autencidade.
· As lendas a respeito de Maria começaram a circular em forma escrita já no quinto século, mas não há qualquer evidencia que as corrobore.
· Maria disse inspirada pelo Espírito Santo: “Desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada” (Lc. 1. 48).

N’Ele que trata a todos sem discriminação de sexo, raça etc.,

Marcos


Obras consultadas: Novo Dicionário Ilustrado da Bíblia – Editora Vida Nova
Novo Testamento Judaico – David Stern – Editora Vida
Comentário Judaico do Novo Testamento – David Stern – Ed. Atos.