3 de abr. de 2010

Há pastores despóticos no ministério

Há muitos pastores que governam o povo com rigor desmesurado. Agem com truculência e despotismo com as ovelhas de Deus. Dominam o povo com autoritarismo. Tripudiam sobre aqueles que questionam o seu modelo.
O autoritarismo é uma espécie de insegurança , É complexo de inferioridade travestido de complexo de superioridade.É medo de dividir o poder e ser rejeitado.Uma liderança imposta não tem valor.Uma liderança estabelecido pelo medo não é digna de um cristão.Eric Fromm, ilustre psiquiatra , diz que há dois tipos de autoridade : a autoridade imposta e a autoridade adquirida. O nosso modelo de liderança é aquele exercido por Jesus . Ele foi líder servo.A liderança não e posto de privilégios, mas uma plataforma de serviço. O líder não é quele que grita mais alto, mas aquele que conquista o coração de todos pelo exemplo e serve os liderados com amor. O apostolo Pedro diz que o presbítero não deve agir como dominador do rebanho , mas como seu modelo.
O apostolo João denunciou a pratica egoísta e truculenta de Diótrefes, que gostava de ter primazia na igreja.Ele via cada pessoa que chegava a igreja como rival, e não como um parceiro.Ele se sentia ameaçado pela presença dos crentes novos .E não apenas deixava de receber as pessoas com amor , mas se esforçava para retira-los da igreja e afasta-las do seu caminho de vaidades. Para Diótrefes , o ministério era uma plataforma de autopromoção e não uma oportunidade para servir


Pelos laços do Calvário que nos une,

Pr. Marcos Serafim Silva

Fonte : Lopes , Rev.Hernandes Dias , de pastor a pastor , p. 24,25