11 de nov. de 2009

O que produz um verdadeiro Avivamento


O que produz um verdadeiro Avivamento

Definição : avivar - 1. Dar vivacidade a. 2. Tornar mais vivo.3. Fazer reviver, renovar.4. Ornar com vivos.5. Fig. Animar, excitar.6. Apressar.7. Realçar. - v. pron. 8. Reanimar-se.

Embora as versões inglesas traduzam para reaviva ou renova, o profeta Habacuque capitulo 3 .2 ; não está pedindo a Deus o que já fez nos grandes dias de outrora. O verbo foi usado em outras passagens com força causativa , onde o significado é preservar com vida , ou chamar a vida. Pede-se a Deus que ponha em operação a Sua obras , isto é , seu programa exposto, para que se torne uma ação viva.
Em poucas palavras, avivamento é o sopro de Deus para tirar a poeira acumulada no decurso dos anos, no período variável de tempo compreendido entre o avivamento anterior e o momento atual. Não importa a quantidade nem a qualidade da poeira. É uma obra de Deus, periódica e poderosa, que ele realiza quando e onde quer. Essa manifestação surpreendente de Deus recoloca a igreja em seu primeiro amor, produz convicção e confissão de pecado, desejo sério de santificação pessoal, renovação das certezas da fé e do entusiasmo que elas criam, renúncia da soberba e da autossuficiência, anseio por Deus e prazer de ler com proveito a Palavra e de orar ao Senhor.
O verdadeiro avivamento na igreja traz transformações , produz efeitos , tais como:

1- Produz mudanças:
O avivamento leva a igreja a redescobrir a pessoa e a obra do Espírito Santo, sem o qual nunca será possível vencer a pecaminosidade latente, a pressão do mundo e a força das potestades do ar.

· Mudança de caráter ,conduta, personalidade :

Problemas sérios como a escravidão, o alcoolismo, a delinqüência juvenil e a licenciosidade levaram as igrejas a organizar sociedades dispostas a trabalhar com esses segmentos. As pregações de Charles Finney, líder mor do Segundo Grande Avivamento, têm muito a ver com os fortes sentimentos antiescravistas que tomaram conta dos crentes do norte e do centro-oeste dos Estados Unidos. Os textos escritos por Theodore Weld ("A Bíblia contra a Escravidão" e "A Escravidão como Ela É") e o famoso livro de Harriet Beecher Stowe ("A Cabana do Pai Tomás") são subprodutos do ministério de Finney.Graças ao Primeiro Grande Avivamento (1725-1760) e ao Segundo (meados do século seguinte), muitas escolas, universidades e seminários cristãos foram fundados nos Estados Unidos. Por volta de 1880, havia 142 seminários no país, quase todos no lado leste, sendo 26 presbiterianos, 22 batistas, 21 católicos, 17 episcopais, 16 luteranos, 14 metodistas, 11 congregacionais, 3 reformados, e 12 outros.2 Entre as universidades estão as de Princeton, Pensilvânia, Rutgers, Brown e Dartmouth. Por meio dessas instituições de ensino, o espírito de avivamento era transmitido a muitos jovens. Charles Dodge, um dos três teólogos mais famosos do século 19, por exemplo, converteu-se por ocasião de um avivamento na Universidade de Princeton (1815).
Lamentavelmente nestes últimos dias os pregadores de avivamento pregam somente para impressionar o povo, fazer cair , nova unção, porém quando se tem um verdadeiro avivamento necessariamente tem que haver uma mudança de caráter , conduta , personalidade.
O mundo passa por mudanças radicais e as igrejas, se quiserem ser relevantes, precisam repensar seu papel na sociedade. Se não quiserem sucumbir à tentação de serem meros prestadores de serviços religiosos, os pastores precisam abrir mão de egolatrias tolas como o fascínio por títulos. É tolice brincar de importante usando o nome de Deus. (Pr. Ricardo Gondim)

2- Produz Vida
Avivamento significa tornar-se mais vivo. Você ganha mais brilho, mais intensidade, mais vida de Deus. Avivamento é ver pessoas doando-se sem limites para fazer a vontade do Pai. Avivamentos são pessoas reconhecendo a necessidade de estar em união com os irmãos e em unidade com Deus. Avivamento é ver a igreja vivendo em adoração verdadeira.
· Material
Joel 2.18-27
Então o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo.
E o Senhor, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios.
Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o Senhor fez grandes coisas.
Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.
E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite.
E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.
E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.

· Espiritual
Joel 2.27-28
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

Habacuque 3.2-17,18
Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.
Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).

3- Produz crescimento espiritual

Avivamento são vidas dobrando joelhos diante do Senhor e abandonando o pecado. Avivamento é ver barreiras denominacionais e até culturais caindo por terra e o Corpo de Cristo crescendo sem fronteiras. Avivamento é entrega. Mas, é também receber porção dobrada da unção e capacitação do Senhor.

· Renovação
Atos 2.17- “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus , que do meu espírito derramarei sobre toda a carne ; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões , e os vossos velhos sonharão sonhos”.

· Restauração
Atos 2.38-40 – “ E disse-lhes Pedro : Arrependei-vos , e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados ; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Porque a promessa diz respeito a vós , a vossos filhos e a todos os que estão longe; e a todos quantos Deus nosso Senhor chamar;
E com muitas outras palavras isto testificava , e os exortava , dizendo: Salvai-vos desta geração perversa”.

· Comunhão
Atos 2.42 – E perseveravam na doutrina dos apóstolos , e na comunhão , e no partir do pão , e nas orações

4- Produz crescimento
Atos 2.41 – “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram –se quase três mil almas”.

O avivamento é um tempo propício para conversões. Segundo Bruce Shelley, em 3 anos (1740- 1742), o Primeiro Grande Avivamento acrescentou cerca de 50 mil membros só às igrejas da Nova Inglaterra. Entre 1750 e 1760 formaram-se 150 novas comunidades eclesiásticas, sem falar na contínua proliferação dos batistas 3 Williston Walker, da Universidade de Yale, acrescenta que, por intermédio dos reavivamentos, das organizações missionárias e das sociedades voluntárias, denominações outrora sem grande expressão vieram a se destacar. Os metodistas, de 15 mil membros em 1784, passaram a mais de 1 milhão em menos de 70 anos. Na primeira metade do século 19, os batistas aumentaram oito vezes. Só em Rochester, no estado de Nova York, 100 mil pessoas tornaram-se membros de alguma igreja. 4 Naturalmente nem todas as conversões são autênticas e o número diminui com o tempo. Enquanto em alguns lugares o índice de permanência era de 80%, em outros baixava para 30%.

· Motivação
Atos 2.46 – “ E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa , comiam com alegria e singeleza de coração”

· Frutificação
Atos 2.47 – “Louvando a Deus , e caindo na garça de todo povo. E todo o dia acrescentava o Senhor à igreja aqueles que haviam de se salvar”

· Dinamismo

Do grego dúnamis, eos, poder, força, capacidade, potência + ismo
Atos 2.42-44 – “E perseveravam na doutrina dos apóstolos , e na comunhão , e no partir do pão , e nas orações”.
E em toda alma havia temor , e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos , e tinham tudo em comum.

5- Produz sede pela palavra

Mesmo podendo ter um teor místico acentuado, avivamento é bem mais do que isso. É o motor de coisas novas, de realizações extraordinárias e de certa duração, na área de devoção, de educação religiosa, de evangelização e missões, e de socorro ao sofrimento humano. Forçosamente, o avivamento gera preocupação com os não-alcançados pela pregação do evangelho, os não-salvos pela graça de Deus e os moralmente marginalizados (os publicanos e as meretrizes de antigamente). A história mostra que esse sopro especial do Espírito induz os crentes a fazerem obras de caridade e a levantarem a voz contra a injustiça social, seja ela qual for e custe o preço que custar.

· A palavra produz crescimento em Deus
2 Timoteo 3.16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

· A palavra produz conhecimento de Deus
Oséias 6.3 - Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

· A palavra produz arrependimento dos pecados
Hebreus 4.12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

· A palavra produz intimidade para com Deus
Colossenses 3.16 - A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.

· A palavra nos leva a vida eterna
João 5.39 - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

N’Ele, nossa verdadeira fonte para um avivamento sadio

Pr. Marcos Serafim Silva

Consulta : Revista Ultimato
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Bíblia Sagrada – Edição Revista e Corrigida - 1996