5 de mai. de 2009

Convém que o Bispo seja....



Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; (Tito 1.7)

A epistola de Paulo a Tito é uma das suas epistolas que chamamos de pastorais , justificadas pelo assunto que tratam, deixando evidentes as ordenanças para exercermos o santo Ministério.
A epístola foi escrita depois que o apostolo Paulo saiu da prisão em Roma e reassumiu a sua obra missionária.
Foi escrita entre os anos 66 e 67 d.C ; de Nicápolis( cidade provavelmente a 160Km a noroeste de Corinto).
Tito era filho de pais gentios (Gl. 2.3) , natural de Antioquia da Síria , enviado por Paulo à investigar certas desordens em Corinto (II Cor. 2.1-13), comissionado para levantar oferta para os crentes pobres de Jerusalém (II Cor. 8. 6-10).
Era evidentemente mais moço que Paulo sua aparição no concilio de Jerusalém causou escândalo, aparece na residência de Paulo em Éfeso para fazer companhia ao apostolo (II Cor. 2.13; 7.16; 8.6,16; 12.18) , a ultima noticia que se tem de Tito , encontra-se em 2 Tm. 4.10, onde se diz que havia ido para a Dalmácia.
Tito foi bispo da igreja em Creta por ordenança do apostolo Paulo.
Esse estudo foi tirado da epistola escrita a Tito, que foi deixada para superintendentes das igrejas em Creta. Os pontos - chaves da carta são: sã doutrina e boas obras. A doutrina e a vida se acompanham. A doutrina sem as obras é isenta de realidade; as obras sem a doutrina não possuem vitalidade. No propósito de Deus, a doutrina e a vida formam um conjunto , e ninguém deve separar o que Deus juntou.

Tito 1 – 5 : “Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:”
Bispo (do grego antigo επίσκοπος, "inspetor", "supervisor") é um titulo religioso presente em diversas confissões cristãs , tendo cada uma o seu conceito e suas tradições específicas. Antes do Cristianismo, o termo era utilizado para designar todo tipo de administrador (melhor tradução) nos domínios civil, financeiro, militar e judiciário.
Paulo havia designado presbíteros em varias igrejas durante suas viagens (At14.23) , ele não poderia permanecer em cada igreja , mas sabia que estas novas igrejas precisavam de uma forte liderança espiritual. Os homens escolhidos devreiam liderar as igrejas ensinando a sã doutrina , ajudando os crentes a madurecer espiritualmente e equipando-os para viver para Jesus Cristo apesar da oposição. Paulo deixa clara a segunda parte do versículo , a organização das igrejas recém-formadas havia ficado por completar.


Tito 1- 7 : “Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;”
Paulo descreveu brevemente algumas qualidades que os presbíteros ou superintendentes deviam ter . Paulo havia ordenado a Timóteo um conjunto de instruções semelhantes em relação à igreja de Èfeso (1Tim. 3.1-7; 5.22) . Note que a maioria das qualificações envolve caráter , e não conhecimento ou habilidade . O estilo de vida e os relacionamentos de uma pessoa demonstram seu caráter. Considere estas qualificações quando você avaliar uma pessoa para uma posição de liderança em sua igreja. É importante ter lideres que possam pregar eficazmente a Palavra de Deus , mas é ainda mais importante poder contar com homens que vivem a Palavra e são exemplos vivos que outros possam seguir.


Convém que o Bispo seja:

1- Irrepreensível como despenseiros de Deus - Em que não há que repreender , Correto , Perfeito.
Paulo exorta a Tito que seus bispos tivessem uma vida ilibada , homens de moral , conduta acima de qualquer suspeita , sem manchas para serem acusadas , sem panos quentes , sem vidraças remendadas, pois estariam diante do povo lhes ensinando a sã doutrina, pois ninguém que não seja irrepreensível devia ou deve ensinar a igreja de Cristo.

2- Não soberbo . Que tem soberba, Orgulhoso, Majestoso; grandioso; belo, sublime; altivo. O que tem soberba.
O orgulho tem sido a causa de queda de muitos bispos, pois temos que saber que o ministério foi confiado a nós por graça de Cristo. Essa terrível doença tem afetado boa parte da liderança atual , pois são humildes ate assumirem qualquer posto depois se esquecem de onde vieram e a arrogância passa a fazer parte de sua vida.
O político norte-americano Abraão Lincoln disse : “Se quiser por a prova o caráter de um homem dê-lhe poder”.
Que Deus tenha misericórdia de nós que possamos realmente entender a vocação ministerial e que possamos como servos de Cristo , servir com inteligência o rebanho que nos confiou o Senhor. Quem não serve para servir , não serve para ser servido.

3- Nem iracundo - Propenso à ira; irado, colérico.
Salomão deixa um sábio conselho para os iracundos em Provérbios 15.13: “ O coração alegre aformoseia o rosto,mas pela dor do coração o espírito se abate”.
Muitos bispos pensam que o fato de ficarem sempre sisudos impõem respeito, autoridade, dirigem seus cultos sem demonstrar qualquer alegria pelo fato de estarem na frente do povo de Deus.
É obvio que não vamos somente ficar dando risadas nos púlpitos de nossas igrejas , porem temos que fazer com satisfação pois as pessoas que estão que estão ali verão nosso semblante. Nossa mensagem não deve conter ira, pois nossa tribuna deve ser usada para apregoar uma palavra de Deus, que seja ela, exortativa , corretiva , temos que fazê-la demonstrando carinho para com o povo de Deus.
Certa feita ouvi dizer de um pastor com problemas cardiovasculares que tinha somente um lado bom no coração, e que após um infarto essa bondade desapareceu, e toda vez que vejo tal ministro exortando principalmente a jovem obreiros como eu , fico pensando , se é verdade o que está falando , e como deve ser os cultos de sua igreja.
No coração do prudente a sabedoria permanece, mas o que está no interior dos tolos se faz conhecido.(Provérbios 14.33)

4- Nem dado ao vinho , nem espancador.
O vinho tem importante papel na religião judaica como reconhece o Novo Testamento, mas ao bispo é recomendado que ele não tenha o habito de se embriagar.
Paulo deixa um excelente conselho sobre este assunto na sua epistola aos Efésios 5.18 : “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”.
Há alguns que usam de força descomedida para com os filhos , esposas , tratando-as a ferro e fogo, basta olharmos na expressão facial dela para sabermos o tratamento dele para com sua família. O terrível e que em nosso meio a homens com episcopado que agridem violentamente seus filhos, suas esposas e depois querem ensinar o rebanho de Deus, a não proceder dessa forma.

5- Nem cobiçoso de torpe ganância - Lucro; ganho. Ganho ilícito. Avidez de ganho, de lucro.
Ninguém deveria almejar a liderança eclesiástica visando ganho de dinheiro , por outro lado , Paulo apóia o conceito de remuneração para certos lideres eclesiásticos. (1 Tim. 5.17).
Infelizmente esse desejo excessivo pelo dinheiro tem feito muitas lideres entrarem pelo caminho da corrupção, valorizando mais o ter do que os ser, movidos pela paixão ávida pela ganância do dinheiro , promovem discursos usando a textos isolados da própria palavra de Deus para obterem seus lucros.
O que dizer do livre comercio dentro das igrejas, há igrejas que mais parecem um shopping center do que propriamente igrejas, vendas de óleos , águas bentas, lenços ungidos, lanternas para iluminarem o caminho da benção ou da vitória, verdadeiros mercados em nome da fé.
Mas porque? Por que seus lideres querem ostentar gloria , poder financeiro, vendendo até mesmos rebanhos, se deixando vender por acordos políticos , exaurindo a lã, o leite da ovelha em nome da fé.
Caros irmãos e hora de acordarmos para esse tipo de gente que propaga esse tipo de indulgência para se receber as bênçãos de Deus.
Que Deus nos guarde de usarmos o dinheiro que tanto sacrifício o povo contribui deixando suas ofertas , seus dízimos para sustentação da obra do senhor , e muitas vezes são usados indevidamente por homens movidos de torpe ganância , meu conselho e para que você fuja dos tais.
Seja fiel no pouco e sobre o muito Ele te colocará.

Paulo nos deixa uma importante mensagem a respeito de nosso ministério em 2 Timóteo 4.5:
“Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.”


Em Cristo - Marcos


Obras consultadas: A Bíblia de Aplicação Pessoal – CPAD
Bíblia de estudo de Genebra- Sociedade Bíblica do Brasil
Serie Comentário Bíblico – Epistolas Paulinas – CPAD
Comentário Judaico do Novo Testamento – David H. Stern
Anotações Pessoais