18 de mai. de 2009

A História da Vida de John Wesley



John Wesley nasceu no dia 17 de junho 1703, em Epworth, na Inglaterra, o de cimo quinto dos dezenove filhos de Charles e Suzanna Wesley. Seu pai era um pregador, sua mãe, uma mulher notável quanto à sabedoria e inteligência. Possuía uma profunda piedade e criou os seus pequenos em estreito contato com as historias da Bíblia, as quais transmitiam desde o berço. Costumava também vestir os filhos com as melhores roupas nos dias em que iniciavam a alfabetização e a leitura das Sagradas Escrituras.
Wesley era dinâmico e varonil, gostava de jogos e, particularmente, dos bailes. Um dos lideres em Oxford, durante a ultima parte de sua estadia ali, foi um dos fundadores do Santo Clube, uma organização estudantil. A sua natureza religiosa se aprofundou com o estudo e a experiência; porem, não se sentiu possuidor das profundezas do Evangelho, ate deixar a Universidade e estar sob a influencia dos escritos de Lutero.
Wesley conduziu a sua vida com simplicidade. Ao completar oitenta e cinco anos de idade, agradeceu ao Senhor por ser tão vigoroso como sempre. Ele atribuía isso à vontade de Deus, ao fato de sempre ter dormido profundamente, levantando durante sessenta e oito anos às quatro horas da manhã, e em cinqüenta anos, pregar todas as manhas às cinco horas. Apenas sentiram em sua vida algumas dores, alguns desgostos ou ansiedades. Pregava duas vezes ao dia e, em algumas ocasiões, três ou quatro. Estima-se que a cada ano viajava cerca de quatro mil e quinhentas milhas inglesas, a maior parte delas a cavalo.
Os êxitos alcançados pela pregação metodista foram conquistados através de um período de muitos anos, e em meio às perseguições mais cruéis. Em quase todas as partes da Inglaterra, seus seguidores viram-se enfrentados, no princípio, pela população que lhes apedrejava, com propósito de feri-los ou mata-los. Somente em certas ocasiões houve a intervenção da autoridade civil. Os dois irmãos Wesley enfrentaram a todos estes perigos com um assombroso valor, e com uma serenidade igualmente peculiar. O mais irritante era o acúmulo das calúnias e insultos, por parte dos escritores daquela época. Estes livros injuriosos estão completamente esquecidos.
Wesley fora, durante sua juventude, um eclesiástico anglicano, e sempre esteve profundamente ligado a Comunhão Estabelecida. Quando viu a necessidade de ordenar pregadores, foi inevitável a necessidade da separação da Igreja Nacional. Receberam imediatamente o nome de “metodistas”, devido à peculiar capacidade de organização de seu líder e aos engenhosos métodos que empregava.
A comunhão wesleyana que, após a morte de Wesley, cresceu até constituir a igreja Metodista, que se caracterizava por uma perfeição organizacional quase militar.
Toda a direção de sua denominação, sempre em crescimento, repousava sobre o próprio Wesley. A conferência anual, estabelecida em 1744, adquiriu um poder de governo somente após a sua morte. Charles Wesley prestou um serviço incalculável à sociedade com os seus hinos. Introduziram uma nova era na musicalidade da igreja na Inglaterra. John Wesley dividiu seus dias entre o dirigir a igreja, o seu estudo (porque era um incansável leitor) as suas viagens e sua atividade de pregar.
Wesley era incansável em seus esforços para disseminar conhecimentos úteis através de sua organização. Planejou a cultura intelectual de seus pregadores itinerantes e de seus mestres locais. Criou também escolas de instrução para os futuros mestres da igreja. Ele mesmo preparou livros para o uso popular sobre a história universal da igreja e natural. Sob este aspecto, foi um apostolo da união da cultura intelectual à vida cristã. Publicou também várias obras teológicas. Tudo isso, tanto por sua profundidade e penetração mental, como por sua pureza de precisão de estilo, excitou a nossa admiração.
John Wesley era uma pessoa de estatura comum; porém, de nobre presença. As suas maneiras eram corteses e, quando estava em companhia de pessoas cristãs mostrava-se à vontade. Os traços mais destacados de seu caráter era o seu amor persistente e laborioso pelas almas dos seres humanos, a firmeza e a tranqüilidade de espírito. Mesmo diante de controvérsias doutrinárias exibia a maior calma. Era amável e muito generoso. Já mencionamos o quanto era trabalhador. Calcula-se que durante cinqüenta e dois anos últimos anos de sua vida tenha pregado mais de quarenta mil sermões.
Wesley trouxe pecadores ao arrependimento em três reinos e dois hemisférios. Foi o bispo de uma diocese com a qual não se podia comparar a qualquer uma daquelas que pertenciam à igreja Oriental ou Ocidental.
Pela sua consagração o Senhor se usou dele para avivar a igreja da Inglaterra quando esta perdera de vista a Cristo, levando-os a uma vida Cristã renovada. Ao pregar a justificação e a renovação da alma por meio da Fé em Jesus, assim o Senhor levantou a muitas das classes mais humildes da nação inglesa, de seu estado de enorme ignorância e maus hábitos, e transformou-os em cristãos fervorosos e fiéis. Os seus infatigáveis esforços fizeram-se sentir não somente na Inglaterra, como também na Europa Continental e na América. Quase todo o zelo existente em nosso país pela verdade cristã, não se devem somente ao metodismo, mas podemos considerar que Wesley, indiretamente, contribuiu com a atividade desempenhada em outras partes da Europa protestante.
Wesley morreu em 1971, mas o seu fervoroso espírito e cordial senso de irmandade sobrevivem na memória que afetuosamente mantém o seu nome.


n’Ele Marcos
Fonte : O livro do Martíres - CPAD