29 de mai. de 2009

Palavras e frases salientadas em Eclesiastes



Eclesiastes

Palavras e frases salientadas em Eclesiastes

1. Vaidade – Ocorre 37 vezes. Essa palavra é traduzida por: futilidade, frivolidade, aparência vã, vapor, fumaça, exalação.
Vaidades das vaidades. É um hebraísmo que significa a vaidade mais exagerada (como Cântico dos cânticos era o cântico mais aprimorado; Santo dos santos, o lugar mais santo de todos). Significa também: nuvem que se evapora , ausência de substancia , nevoa do nada.

2. Aflição de espírito (1.14). Fome de vento , vento que desaparece , procura de vento, corrida atrás do vento, pastagem de sopro, fome vã.

3. Coração (1.3) Tradução: mente vontade, interioridade do homem, parte emocional do individuo (em contraste com cabeça, natureza ou parte intelectual).

4.Sabedoria e conhecimento(1.16).Hebraico : Chohmáh, sabedoria , saber vivido, sabedoria pratica de que sabe das coisas; dá-ath, conhecimento adquirido por estudo ou pela erudição.
No capitulo 2 , verso 25, Deus dá sabedoria e prazer a quem lhe agrada.

5.Eternidade. Ocorre sete vezes (1.4,10; 2.16; 3.11,14; 9.6; 12.5). Hebraico: olam, eternidade, perpetuidade.
Em 3.11: pôs a eternidade no coração do homem. O sentido é: Deus deu ao homem ao homem o senso ou a idéia da eternidade. O homem tem um anseio pelo que é eterno.

6. O Homem (1.3; 12.13). Hebraico: adam , o nome do primeiro homem (Gn1.26;2.7,19,21-23).
Na bíblia há seis palavras que significam homem. São quatro do hebraico e duas do grego:
a) Adam ou Adão querem dizer somente homem;
b) Ish (Zc. 6.12) quer dizer varão forte, homem completo;
c) Enox (Sl 8.4; 73.5) quer dizer mortal, homem fraco;
d) Gehver (Ex. 10.11; Zc 13.7) é homem de valor ou de prestigio;
e) Ântropos , no grego, e igual a adam no hebraico;
f) Âner , no grego , e igual a iche do hebraico

O Eclesiastes dá uma atenção especial ao homem. A palavra adam vem no texto 46 vezes,Ish, sete vezes, enox, duas vezes.
Deus fez o homem (adam) do pó da terra , a sua imagem , diferente de todas as criaturas , quer sejam seres da terra , que sejam celestiais ou anjos.
Os animais crescem e se reproduzem. Alem disso, não podem escolher o que é bom e o que é mau, e não podem tornar-se melhores.
Só o homem nasce com potencial e uma responsabilidade de realizar o progresso ou a melhora de sua pessoa e de seu procedimento.
A palavra adam tem um significado especial combinado com o tema do Livro de Eclesiastes.
Há outra palavra no hebraico, adamah (Gn1. 25; 6.17,20; 7.8), que significa terra, solo, campo, região, país. É diferente de éretz(Gn1.1) que o planeta Terra.
Adamah é a terra, substancia matéria. Adam ou Adão foi tirado da terra e voltará á terra (Gn3. 19).
A terra, o solo, tem uma possibilidade de produzir colheita, que encerra o fruto para alimentar todas as criaturas. O homem é semelhante à terra , possui uma capacidade de produzir frutos , bênçãos , progresso para ser feliz e torna-se benção para os outros. O homem, adam, nasceu da terra , adamah.Sua missão é crescer espiritualmente , alcançar sua felicidade e a dos outros sob a orientação de Deus.
O nome adam, homem tem uma relação com a terra , adamah. Na parábola do semeador (Mt13. 1-23), as pessoas são comparadas aos vários tipos de terra.

7- Debaixo do Sol. Essa expressão aparece 24 vezes e debaixo do céu, três vezes. Refere-se ao ambiente, á oportunidade ou ao tempo de que dispomos aqui no mundo.
O período de nossa existência na terra é expresso pelas palavras debaixo do sol. Define nossos gostos, nossos planos, nossa atividade, repouso e toda possibilidade de ação.

8.Tempo. No texto de Eclesiastes, a palavra tempo aparece 38 vezes. Nenhum outro livro da Bíblia emprega tantas vezes este vocábulo. Nos Salmos, vem 18 vezes, e em Jeremias ,31. Todos os outros têm menos.
O homem tem sua época de vicissitude e de prosperidade independentemente de sua vontade, porque Deus fixou um tempo para cada coisa. Os acontecimentos e as épocas são imposições do destino. Ninguém pode escolher a ocasião para chorar ou para rir, pois tudo vem de uma supervisão ou providência divina.
O Pregador menciona 28 finalidades do tempo, e essa lista desperta tantas idéias que vale a pena examiná-la com atenção.
n'Ele - Marcos
Obra consultada : Eclesiastes - Joel leitão de Mello - CPAD.