11 de abr. de 2014

DEVOCIONAL - RENUNCIA

“Quanto mais um homem renuncia a si mesmo, mais se aproxima de Deus.”Horácio (Quinto Horácio Flaco (do latim: Quintus Horatius Flaccus), poeta lírico, satírico e filósofo da Roma antiga. Nasce em Venúsia, 65 a.C. e faleceu em Roma, 8 a.C.)

Quando o Império Romano crucificava um criminoso ou preso, a vítima freqüentemente era forçada a carregar sua cruz (no centro da cidade) durante parte do caminho para o lugar da sua crucificação. Este é o quadro de um homem já condenado, que carrega a viga da sua própria cruz ao lugar de sua execução. Os discípulos da Galiléia sabiam o que isso significava, pois centenas de homens haviam sido executados desta forma naquela região.
Renunciar significa (re-nun-ci-ar) v.t. Abrir mão de, desistir da posse de: renunciar a uma herança. Rejeitar, recusar, não querer: renunciar todo e qualquer compromisso social.
Renegar; Deixar voluntariamente: Renunciar ao mundo, Rejeitar, recusar. Não aceitar, desistir de. A definição do dicionário da Bíblia de Almeida – “Deixar para trás, Esquecer os interesses próprios”.
 Toda renuncia requer de nós um sacrifício, tomar a nossa cruz e negarmos a nós mesmos. A grande dificuldade de todos nós é renunciarmos o nosso ego, deixarmos a nossa arrogância de lado, e nos direcionarmos a humildade, tomando por base o caráter de Cristo. Negar-se a si mesmo é estar crucificado com Cristo, portanto já não vivo, mas eu, Cristo vive em mim, e tudo que faço e o meu pensamento passa primeiro pelo Calvário.
Moises o grande libertador e legislador de Israel , antes recusou , renunciou pela fé, já adulto, ser chamado filho da filha do faraó,  preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo. Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa saindo do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.
O maior exemplo de negar-se a si mesmo, renunciar foi sem duvida o de Cristo conforme escreve Paulo aos filipenses: Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
 "Dentre os santos de plástico de nossos dias, Jesus tem que proporcionar o morrer". Em outras palavras, as pessoas não querem se comprometer com o evangelho. Elas não querem negar a si mesmas, tomar a sua cruz, e viver o que nos é ordenado. Gostamos muito de ouvir sermões sobre a morte de Jesus, mas não queremos nos considerar mortos para o pecado. (A.W.Tozer)

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23

Oração:  Pai Celestial, que possamos aprender contigo, a renunciarmos as nossas vontades, deixamos de lado toda a nossa prepotência , nosso inflar de ego, e corrermos aos teus braços, ensina-nos e ajuda-nos a negarmos a nós mesmos para que tua gloria brilhe em nós. Amem!