21 de mar. de 2009

Cuidado : Idolatria é pecado.



Portanto, meus amados, fugi da idolatria. (I Coríntios 10.14)


Nesta tarde quando vinha embora para casa depois de um dia de trabalho , ouvi em uma radio da região Metropolitana de São Paulo, um locutor muito entusiasmado , dizer a seguinte frase :

“Venham para a igreja tal ... Haverá nesta noite de um verdadeiro derramar do Espírito Santo, pois estará presente um dos homens de Deus mais usados do mundo. Haverá curas, batismo no Espírito Santo, revelações, pois esse homem de Deus, é sem duvida nenhuma o maior pregador de todos os tempos”.
Ouvindo esta frase uma pergunta permeou-me a mente: Será que na igreja evangélica a quem idolatre a homens?
No texto acima citado o apostolo Paulo estava dizendo que a adoração era a principal expressão religiosa de Corinto. Existiam vários templos pagãos na cidade , e estes eram muitos populares , as imagens de madeira ou pedra não tinham nenhum mal em si, mas as pessoas lhes davam um credito que somente a Deus pertence , como proporcionar um bom clima , boas colheitas e filhos saudáveis . A idolatria ainda é um problema serio em nossos dias , mas de forma diferente. Não depositamos nossa confiança em estatuas de madeira e pedra , mas muitos o depositam no dinheiro e em cartões de credito – deus Mamom (do Hebraico). Depositar nossa confiança em qualquer coisa ou pessoa exceto Deus é idolatria. Nossos ídolos modernos são símbolos de poder , prazer ou prestigio que tanto consideramos . Quando entendemos os paralelos contemporâneos da idolatria , as palavras de Paulo – “fugi da idolatria” – se tornarão muito mais significativas.
A palavra idolatria herda dos radicais gregos eidolon + latreia, em que eidolon seria melhor traduzido por corpo, e latreia significando adoração, neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que de imagens simplesmente. Por exemplo, um jovem pode idolatrar o corpo de uma mulher ao qual está apaixonado, atribuindo a ele fantasias, emoções e poderes metafísicos. Assim como pessoas que ao invés de adorar uma imagem no pedestal pode adorar a aparências das coisas, um eidolon, ou seja, um carro do ano, uma casa 'prometida por Deus', ou a roupa de fulano... continuando desta maneira tão idólatra quanto àqueles dos quais ele critica.
Surgem em nossos dias mais igrejas evangélicas com pregoeiros de milagres, marketeiros em nome da fé , homens que só pensam em si mesmo, intulando-se verdadeiros deuses, contrariando os preceitos bíblicos e por causa dos supostos milagres são ovacionados pelo povo , apresentam suas performances em verdadeiros cultos a si mesmo (Autolatria), querendo ser detentores de um pode r que só pertence a Deus.
Reconheço que no Brasil existam grandes pregadores , expositores da palavra , nomes que posso citar sem medo de errar, pois são homens com a vida ilibada ,que podem transmitir a Palavra de Deus usando seus métodos de ensino aprendidos de uma vida dedicada a Deus e ao longo estudo da palavra , dentre muitos expositores da palavra estão nomes dos quais ao meu modo de ver transmitem com seguridade a palavra de Deus.
Nomes conhecidos no Brasil e outros não tão conhecidos assim , mas que ao meu modo de ver transmitem com firmeza a palavra de Deus e tem a minha admiração , nomes como : Pastor Antonio Gilberto (para mim o maior teólogo da atualidade para as Assembléias de Deus – consultor teológico com vários compêndios escritos) , Pastor Jose Wellington Bezerra da Costa ( Presidente da CGADB E CONFRADESP) , Pastor Elienai Cabral, Pastor Geremias do Couto, Pastor Elinaldo Renovato de Lima , Pastor Jose Amaro da Silva (meu Pastor na AD em Osasco), Pastor Claudionor de Andrade, Pastor Ciro Sanches Zibordi, Pastor Gesanias de Oliveira (Pastor na AD em Osasco), Pastor Joel Moises da Silva (Pastor na AD em Osasco) , Pastor Cilas Silva( Pastor na AD em Osasco , este meu pai com quem aprendi a dar os primeiros passos no ministério, aquém sou eternamente grato pela educação cristã que aprendi), Pastor Esdras Costa Bentho, Pastor Josué Brandão, Pastor Russel Shedd , Pastor Paulo Romeiro, Pastor Natanael Rinaldi, e tantos outros muito bons ensinadores da Palavra, escrevo destes por que já os ouvi ensinar na reunião mensal na nossa igreja sede de São Paulo, aquém chamamos carinhosamente de Belenzinho, e tantos outros no Brasil afora.
Aprendi a reconhecer o talento que estes homens tem , porem me foi ensinado que a ninguém se deva idolatrar , pois idolatria é pecado (Não terás outros deuses diante de mim – Êxodo 20.3). Milagres , curas , batismo no Espírito Santo, dons espirituais não são dados pelos homens , mas sim por Deus.
Uma coisa tem que ficar clara para todos nós : somos apenas o vaso, a essência vem do alto produzida pelo Espírito Santo , e “Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão”, diz o apostolo Paulo.

Em Cristo Sola Gratia et Sola Fide , vosso conservo Marcos
BAP – CPAD
Pt wikipedia.org/wiki/idolatria