22 de mar de 2010

Profetas sem honra

E, PARTINDO dali, chegou à sua pátria, e os seus discípulos o seguiram.
E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?
Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa.
E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.
E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando.(Marcos 6.1-6)

Embora Jesus não tenha nascido em Nazaré (No Novo Testamento, a cidade é descrita como a terra onde Jesus passou sua infância, e por este motivo é um centro de peregrinação cristã, com muitos santuários celebrando as associações bíblicas), passou boa parte de sua infância, adolescência e juventude nesta cidade.
Nela aprendeu o oficio de carpinteiro, o doce carpinteiro, suas mãos calejadas, seus trabalhos, suas criações no ramo de carpintaria, nunca mostrados em nenhuma exposição pelo mundo, seus feitos, curas, milagres revolucionaram uma época, transcendeu a historia, marcou-a e dividiu-a em antes d’Ele e depois d’Ele.
Justino Mártir escreveu entre 155 e 156 d.C o seguinte acerca de Jesus “Ele trabalhava como carpinteiro entre os homens, fabricando arados e cangas”
Profetas enquanto viviam, nunca encontraram boa receptividade em Israel (Mt. 27.37) .Depois de morto , naturalmente, eram honrados . Jesus sabia que com ele não seria diferente. Se um profeta viesse a ser honrado, disse Jesus, certamente não o seria em sua terra cidade natal.
É lógico que Jesus também sofreu em outros lugares, foi rejeitado, humilhado, expulso e conseqüentemente levado a Cruz pelos seus malfeitores.
Mas foi na sua terra natal que Jesus sofreu o maior descrédito de seu ministério, pois usou uma expressão jamais vista em outro lugar: “Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra” (Mc. 6.4 – NVI).
Aqueles que o viram crescer, agora até dentro de sua própria casa não acreditavam na sua natureza divina, e que Ele era vindo de Deus, para resgate dos homens.
Olhando esta narrativa bíblica de Marcos e Mateus, fico analisando os dias de hoje, se esta palavra dita por Jesus não ecoa nas nossas casas, nossas igrejas, nossos ministérios. O profeta sem honra como o Mestre disse, pode estar em qualquer lugar, mas em se trantando da obra do Mestre, está na igreja de Deus, trabalhando lado a lado com alguém sem sequer ser lembrado, ou, ao menos ser reconhecido pelas suas obras e atitudes.
Como desvalorizamos os que estão em labor conosco, e supervalorizamos aqueles que passam por nós. È preferível pagar fortunas para ouvir alguém , e que alguém entre nós falaria , ou interpretaria melhor , e isso digo nas muitas festividades promovidas na igreja, mas foi Jesus quem disse: “O profeta não tem honra em sua própria casa”. Mas é práxis da casa, supervalorizar valores externos do que interno, e mais fácil pagar fortunas, sem se importar com aqueles que trabalham anos a fio sem se quer ouvir uma palavra de gratidão, mas que vemos é: - “venha a nós, mas ao reino nada”.
Cansei de ouvir pregadores mentirosos que em sua fala já pilotaram aviões, já explodiram bois, suas mensagens carregadas de dólar , enquanto os da casa ouvem e são obrigados a acreditar, pois se contestarem são taxados de incrédulos , sem visão , sem espiritualidade, vazio , sem essência para ver o sobrenatural de Deus.
Cansei de ouvir indiretas no púlpito da igreja dizendo que alguns que ali estão são o irmão do filho pródigo que não se alegram com nada, mas como se alegrar? Se aquilo que estão falando não condiz com o que diz a palavra de Deus? Temos que nos calar e fazer como o burrinho do presépio que só balança a cabeça, positivamente.
Cansei de ouvir mensagens encomendadas, dizendo para não tocar nos ungidos de Deus, pois sofrerão graves conseqüências, isso para mim tem outro nome...
Cansei de ver os desmandos da chamada autoridade eclesiástica , e tudo em nome de Deus , pelo amor de Deus, em nome de Jesus, apelam para tudo, para de maneira ditatorial , no que alguns dizem , manda quem pode e obedece quem tem juízo.
Profetas sem nome que doam suas vidas em prol da verdadeira obra de Deus , talvez nunca terão seus nomes escritos nos anais da historia da igreja , porque são profetas sem honra, mas o Eterno não os esquecerá , isso é nossa esperança.
Temos visto muitos lideres legalistas, monarquistas, corrompidos pelo dinheiro, rosto com ar de seriedade , quando por trás daquele rosto fechado , suas demandas são simplesmente ridículas , fazendo suas igrejas acreditarem ser santos homens de Deus , quando pelos bastidores estão corrompidos pela ganância do poder ,não para quem está ao lado fazendo-os crescer , fazendo o verdadeiro trabalho de Deus , sem recompensa nenhuma, sem sequer serem lembrados ao menos no dia de seus aniversários.
Ouvimos alertas , que vez por outra , alguém usado pelo Espírito de Deus , os orienta , mas por causa de serem ou terem seus nomes ovacionados por uma meia de gente descompromissdas com verdade os fazem acreditar que estão no caminho certo.Que diria nos pais ao verem a igreja dessa forma?Que fariam eles se estivessem vivos neste? Será que não se envergonhariam? Contudo ainda nos resta uma esperança voltarmos para o altar de Deus e buscarmos sua face , e por certo o nosso Deus , sarará a terra que está infrutífera , derramando sobre ela a chuva para que novas arvores frutíferas nasçam, frutos viçosos aparecem e o nome do Eterno seja , sim, seja glorificado, em tempos de tantos desmandos.

Pelos laços do Calvário que nos une ;

Pr. Marcos Serafim Silva

2 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

Nobre Pr MArcos, este texto é uma realidade. Infelizmente há uma inversão de valores no nosso meio. Já dizia o sábio Shelomo Há Méler (O Rei Salomão): "Vi principes a pé e servos a cavalo".

Ora isto é uma contradição. Quem era para estar em cima do cavalo (em honra) está a pé. Aquele que não tinha possibilidade nenhuma está em cima. O que é isto, senão uma inversão de valores?

Parabéns amado. Prossiga. Longa é a estrada, palmilhe-a com destreza. Nossa voz não pode ser calada. Nossa tribuna não tem limites. Avante, pois.

Nele, O Grande Eu Sou

Pr. Marcello de Oliveira

Pr:Gesanias de Oliveira disse...

Caro pastor Marcos,
Quando se desacredita que Deus ainda pode falar com os homens todas as coisas passam ater outro sentido, o homem de “Deus” que vemos nessa atualidade e principalmente os que estão no poder já esta com suas mentes cauterizada.
Não existem mais profetas
O maior problema e que a família do profeta e quem tem que o substituir, hoje filho de profeta e profetinha, e ninguém mais pode ser chamado por Deus se não a sua família. O que vemos são pessoas que mesmo que venham de foram, e se considere que este tal foi chamado por Deus ele acaba se tornando um deles. Céticos, mornos, você pode falar o que quiser que vai concordar na ora só para agradar e continuam a se portar como zumbis enfeitiçado pelo poder, e profetas só os que eles querem.
Tocando na ferida.
Nunca mexa na ferida de um desses profetas monárquicos que você pode perder a cabeça, por que eles poder usufruir de tudo que a viúva lhes da, menos os que estão a sua volta. Por que ele e o profeta, e a maioria deles não vê um garoto como um sucessor e sim como um Geasi que não tinha visão. E melhor ter um atrapalhado como servo do que um futuro sucessor, e muito cômodo para quem e profeta porque depois dele cada um que faça a sua parte.

Arranjos e desarranjos
Filho pare de chorar que te dou um pirulito, você certamente já ouviu isso e não e a primeira vez. Arranjos estão sendo feito para que ninguém ouse dizer nada, e as vezes isso e ate melhor. A um ditado que diz: “quem fala de mais da bom dia a cavalo” mas eu creio piamente que Deus ira mover suas mãos e terá misericórdia de sua igreja e levantara uma geração de profetas que não venha da linha real, quem não seja por interesses pessoais de quem quer ficar rico as custas da oferta da viúva.
Quero concluir dizendo: nunca desacredite e pense que Deus não esta vendo, pois o dia do juízo de Deus para esses homens vai começar aqui nessa terra. O que o homem plantar isso vai colher com certeza...paz