9 de abr. de 2010

Como exercer a cidadania na sociedade brasileira contemporênea: conflitos e certezas

Estamos vivendo numa sociedade extremamente conturbada, onde valores são postos a prova todos os dias, varias questões podemos conflitar na sociedade brasileira tais como:- a ética moral, social, governamental, questões ligadas à saúde e segurança, e os princípios familiares sendo tão importantes na sociedade brasileira hodierna.
Todas estas questões vertem para uma demanda que parece fugir do controle, principalmente no que tange a moral da sociedade mundial e também da brasileira contemporânea. O Brasil é um país de imensa grandeza, com muitas culturas, e é inegável que o Brasil que é um país injusto, ou melhor, a sociedade brasileira é extremamente desigual.
É obvio que há partes bem conflitantes na nossa sociedade, como por exemplo: - o caso da política contemporânea que caiu em verdadeiro descrédito ante a comunidade atual, pois são raros os políticos com hombridade nos dias atuais, o que se vê são problemas insolúveis e intermináveis, pois toda a nossa demanda política estadual, nacional, municipal está mergulhada num verdadeiro caos. Fica claro que nem todos os que vivem política são desonestos, pois ainda a deles que primam pela integridade moral e social.
Há varias questões que caberiam nesta pauta, como religiosas, pois a religiosidade está aflorada em todo país, que inclusive alguns o chamam de país continental, devido à multiplicidade de credos, conceitos religiosos difundidos e discutidos no Brasil são muito independentes de credo ou raça, deve-se entender que os conflitos são gerados, na maioria das vezes de forma irracional e os exemplos estão bem próximos de nós basta termos uma visão apurada daquilo que ocorre ao nosso redor, mas nem tudo está perdido, pois o que se deve fazer é adotar uma política de boa convivência para termos um país melhor, pois respeito com o outro é de fundamental importância. Embora o Brasil seja um país laico em varias questões, principalmente nas religiosas, a muito que se aprender em ser laico, principalmente nas escolas onde o ensino é quase restrito para o ensino religioso, e quando se tem são tendenciosos aquela religião ou credo.
O cidadão deve ser consciente no que está fazendo, ou seja, deve fazer exercer o direito de cidadania ligado à vida moral, ética e tudo o que está redundando nosso país. A questão no exercício da cidadania deve-se a muitas conquistas feitas nos passado, umas num passado remoto, outras porem é fatos que marcam nosso cotidiano hodierno, que nos faz atentar para a grande problemática que está envolvido não só o Brasil, nossa pátria, como também o mundo globalizado.
Outro exemplo claro na contribuição do exercício da cidadania e a célula mater, ou seja, a família, que propõe rumos para uma nova sociedade, uma família bem estruturada fará uma sociedade com bases morais e éticas, embora muitos que foram em boas famílias não são impedidos de se desvirtuarem para caminhos tortuosos como por exemplos as drogas e afins. Ora se todos compreendessem que esse caminho será uma boa medida para recuperação para a sociedade no âmbito de formar seres humanos condescendentes com o exercício de cidadania, fazendo e contribuindo pelo desenvolvimento social e material para uma pátria melhor.
Para exercer uma cidadania saudável e preciso lutar pelos nossos direitos e deveres, participando ativamente, contribuindo para o nosso bem estar. A sociedade brasileira faz na reconstrução de um novo caminho, preparando-se para um novo futuro, que queremos que seja brilhante, que todos nós possamos contribuir , cada um com sua parcela de contribuição, fazendo prosperar nossa pátria , já que é uma pátria multifuncional.O povo brasileiro é capaz de lutar por mudanças, já provou isso num passado recente, basta confiar no poder que possuem e aprender a exercê-lo completamente.

Trabalho de Licenciatura Plena em Lingua Portuguesa e Inglesa


Aquele, que está acima de todos nós ;

Pr. Marcos Serafim

4 comentários:

Anônimo disse...

ola a paz do senhor querido irmão.

que te você no meu blogs.

o irmão é uma bênção de Deus.

seu ministério foi dado por Deus nosso senhor
o senhor Jesus cristo, teu a você este ministério
que gloria sua vida querido irmão em cristo

Anônimo disse...

obg por min ajudar.

Anônimo disse...

Legal mas o brasil nao e injusto

Anônimo disse...

O brasil e completamente injusto