21 de mar. de 2009

Cuidado : Idolatria é pecado.



Portanto, meus amados, fugi da idolatria. (I Coríntios 10.14)


Nesta tarde quando vinha embora para casa depois de um dia de trabalho , ouvi em uma radio da região Metropolitana de São Paulo, um locutor muito entusiasmado , dizer a seguinte frase :

“Venham para a igreja tal ... Haverá nesta noite de um verdadeiro derramar do Espírito Santo, pois estará presente um dos homens de Deus mais usados do mundo. Haverá curas, batismo no Espírito Santo, revelações, pois esse homem de Deus, é sem duvida nenhuma o maior pregador de todos os tempos”.
Ouvindo esta frase uma pergunta permeou-me a mente: Será que na igreja evangélica a quem idolatre a homens?
No texto acima citado o apostolo Paulo estava dizendo que a adoração era a principal expressão religiosa de Corinto. Existiam vários templos pagãos na cidade , e estes eram muitos populares , as imagens de madeira ou pedra não tinham nenhum mal em si, mas as pessoas lhes davam um credito que somente a Deus pertence , como proporcionar um bom clima , boas colheitas e filhos saudáveis . A idolatria ainda é um problema serio em nossos dias , mas de forma diferente. Não depositamos nossa confiança em estatuas de madeira e pedra , mas muitos o depositam no dinheiro e em cartões de credito – deus Mamom (do Hebraico). Depositar nossa confiança em qualquer coisa ou pessoa exceto Deus é idolatria. Nossos ídolos modernos são símbolos de poder , prazer ou prestigio que tanto consideramos . Quando entendemos os paralelos contemporâneos da idolatria , as palavras de Paulo – “fugi da idolatria” – se tornarão muito mais significativas.
A palavra idolatria herda dos radicais gregos eidolon + latreia, em que eidolon seria melhor traduzido por corpo, e latreia significando adoração, neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que de imagens simplesmente. Por exemplo, um jovem pode idolatrar o corpo de uma mulher ao qual está apaixonado, atribuindo a ele fantasias, emoções e poderes metafísicos. Assim como pessoas que ao invés de adorar uma imagem no pedestal pode adorar a aparências das coisas, um eidolon, ou seja, um carro do ano, uma casa 'prometida por Deus', ou a roupa de fulano... continuando desta maneira tão idólatra quanto àqueles dos quais ele critica.
Surgem em nossos dias mais igrejas evangélicas com pregoeiros de milagres, marketeiros em nome da fé , homens que só pensam em si mesmo, intulando-se verdadeiros deuses, contrariando os preceitos bíblicos e por causa dos supostos milagres são ovacionados pelo povo , apresentam suas performances em verdadeiros cultos a si mesmo (Autolatria), querendo ser detentores de um pode r que só pertence a Deus.
Reconheço que no Brasil existam grandes pregadores , expositores da palavra , nomes que posso citar sem medo de errar, pois são homens com a vida ilibada ,que podem transmitir a Palavra de Deus usando seus métodos de ensino aprendidos de uma vida dedicada a Deus e ao longo estudo da palavra , dentre muitos expositores da palavra estão nomes dos quais ao meu modo de ver transmitem com seguridade a palavra de Deus.
Nomes conhecidos no Brasil e outros não tão conhecidos assim , mas que ao meu modo de ver transmitem com firmeza a palavra de Deus e tem a minha admiração , nomes como : Pastor Antonio Gilberto (para mim o maior teólogo da atualidade para as Assembléias de Deus – consultor teológico com vários compêndios escritos) , Pastor Jose Wellington Bezerra da Costa ( Presidente da CGADB E CONFRADESP) , Pastor Elienai Cabral, Pastor Geremias do Couto, Pastor Elinaldo Renovato de Lima , Pastor Jose Amaro da Silva (meu Pastor na AD em Osasco), Pastor Claudionor de Andrade, Pastor Ciro Sanches Zibordi, Pastor Gesanias de Oliveira (Pastor na AD em Osasco), Pastor Joel Moises da Silva (Pastor na AD em Osasco) , Pastor Cilas Silva( Pastor na AD em Osasco , este meu pai com quem aprendi a dar os primeiros passos no ministério, aquém sou eternamente grato pela educação cristã que aprendi), Pastor Esdras Costa Bentho, Pastor Josué Brandão, Pastor Russel Shedd , Pastor Paulo Romeiro, Pastor Natanael Rinaldi, e tantos outros muito bons ensinadores da Palavra, escrevo destes por que já os ouvi ensinar na reunião mensal na nossa igreja sede de São Paulo, aquém chamamos carinhosamente de Belenzinho, e tantos outros no Brasil afora.
Aprendi a reconhecer o talento que estes homens tem , porem me foi ensinado que a ninguém se deva idolatrar , pois idolatria é pecado (Não terás outros deuses diante de mim – Êxodo 20.3). Milagres , curas , batismo no Espírito Santo, dons espirituais não são dados pelos homens , mas sim por Deus.
Uma coisa tem que ficar clara para todos nós : somos apenas o vaso, a essência vem do alto produzida pelo Espírito Santo , e “Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão”, diz o apostolo Paulo.

Em Cristo Sola Gratia et Sola Fide , vosso conservo Marcos
BAP – CPAD
Pt wikipedia.org/wiki/idolatria

4 comentários:

Danilo Neves disse...

A idéia da idolatria foi bem colocada pelo irmão, pr. Marcos, destacando aquela destinada aos homens! (Obs.:Pra não citar ainda a idolatria de muitos "crentes" com bandas gospel! Essa tá de + tb.)

É isto que muitos tem feito hoje de formas variadas.

"Quando as multidões viram o que Paulo fizera, gritaram em língua licaônica, dizendo: Os deuses, em forma de homens, baixaram até nós.A Barnabé chamavam Júpiter, e a Paulo, Mercúrio, porque era este o principal portador da palavra.O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para junto das portas touros e grinaldas, queria sacrificar juntamente com as multidões." (At 14.11-13)

É assim que os grandes pregadores e expositores de hoje devem agir:

"Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando: Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles..." (At 14.14ss)

Abç, pr.

Soli Deo gloria

umpcgyn.blogspot.com

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

1. PRezado Pr Marcos, estamos vivendo dias de inversão de valores. As pessoas em vez de exaltarem a Cristo, exaltamos os homens. Muito parecido com que estava acontecendo com a Igreja de Corinto - uns diziam: Eu sou de Paulo, outros de Apolo, Cefas e Cristo. E o apóstolo acaba com este fá clube. Ele disse: Seja Paulo, Apolo, Cefas, [....] tudo é vosso. E vós de Cristo, e Cristo de Deus.

O Elohey Maron levante homens que exaltem a Cristo, e não a sí próprios.

um abraço, Pr Marcello

Unknown disse...

Pr Marcos ao certo é um fato a idolatria evangélica de hoje,o povo de Deus sempre manifesta uma ''quedinha''pela idolatria.Em Êx32.1 o povo diz à Arão''faze-nos deuses que vão adiante de nós''.Isso acontecido nos dias de hoje, escolhemos à quem servir e como servir;esse tipo de idolatria é comum hoje ''faze-no deuses'' ecoa hoje em dia.O povo é quem escolhe como se oferece sacríficio,no vs6 diz que eles traziam holocaustos,chamada em hebraico de ôlâ.''aquela que sobe''uma oferta completamente queimada,e ofertas pacíficas as que eram um banquete para selar uma aliança.A Bíblia não diz que eles apresentaram sacrificios pelo pecado nem pela culpa. O povo queria um deus maleável a seu modo promíscuo de viver,A Bíblia diz que o povo assentou-se para comer e levantou-se para se divertir,trocando em míudos quem dita as regras é o homem e não o Deus de Moísés que requer fidelidade.Esses líderes de hoje idolatrados pelo povo são semelhantes ao bezerro só podem promover desordem,querem receber o que só pertence a Deus gória .

Renan Silva disse...

Deus derrame seu amor sobre você!
Sem o amor de Deus não somos nada!

Vende tudo o que você possui!

Esmolar dinheiro para quê, Se Deus te sustenta? Crianças passando fome, morrendo por vícios e doenças, e você preocupado em pedir mais dinheiro? Para quê casa de luxo, carro de luxo? Enquanto seu irmão morre de fome? Pregar a prosperidade para uma pessoa só? Se todo o dinheiro arrecadado fosse para evangelizar em favela não existiria mais o trafico de drogas!
Ame a seu irmão... De que adianta pregar a prosperidade, ser rico, pedir mais e mais dinheiro para uma obra morta, para uma obra que não agrada a Jesus?
Evangelizar é trazer a palavra de Deus para as pessoas que não a conhecem!
Que palavra de Deus você leva para alguém? Jesus nos ensina que devemos largar tudo e seguir Ele... Se Ele viesse pela primeira vez hoje, você largaria tudo?
Quem sustenta o profeta é Deus e não o povo! Diz-me um profeta que esmolou riquezas?
Elias, Deus milagrosamente o alimentou... Jonas ficou três dias dentro de um animal marinho, Ezequiel 4:12-15 teve que comer pão assado no esterco humano ( Bovino )... Jesus pregava de cidade em cidade... O maior bem de um profeta esta no céu... Não viemos para seguir as leis dos homens. Não devemos cair na corrupção, não devemos vender a palavra de Deus! Não devemos esmolar riquezas, pois quem nos veste é Deus! Seria melhor você nunca ter tocado nos dízimos de ninguém, pois não há ninguém na terra digno de receber as ofertas para Deus! Seria melhor você pregar que o dizimo era para ser dado aos necessitados ! Se todo o dizimista do Brasil ajudasse algum necessitado... Garanto-te que muita coisa no pais iria mudar!
Que Deus toque no seu coração, e te acorde... E que Deus te fale que o tempo esta próximo, o tempo que riquezas, dinheiro, igreja prospera de bens não leva ninguém a nada !
E sim, chegou o tempo de vender tudo o que temos e dar aos pobres, chegou o tempo de pregar de boca em boca... Chegou o tempo de andar de chinelos e não de ternos! O profeta tem que sofrer o que o povo sofre, se não ele não é um profeta digno! De que adianta colocar uma pessoa rica para pregar a palavra de Deus! Se a palavra de Deus é para os humildes! Seria uma contradição! É tempo de ser humilde, é tempo de levar a palavra de Deus a serio! Chegou o tempo de parar de brincar de ser profeta e ser profeta de verdade! Ser um martire do povo!
Lembre de " Amós 6 " leia com mais atenção o versiculo 6 e 7 !!!
A palavra de Deus não é para ser vendida! Lembre-se também de "Mateus 21:12"
" Mateus10:9" " Mateus 6:19" " Mateus6:24,25" " Mateus 7:15-20" " 2 Samuel 2:22"
Que Jesus volte logo... E que o seu espírito mostre a verdadeira verdade em quando ainda há tempo...