24 de mar. de 2009

Líderes como Absalão



“E enviou Absalão espias por todas as tribos de Israel, dizendo: Quando ouvirdes o som das trombetas, direis: Absalão reina em Hebrom” (2 Samauel 15.10)


Terceiro filho de Davi, rei de Israel , nascido em Hebrom , filho de Maaca , filha de Talmai, rei de Gesur ( 2 Sm. 3.3).
Foi um moço de notável beleza , dotado de mui lindos cabelos , porém vazio de bons intuitos .
De um modo geral , Absalão teria sido capaz de ser um excelente rei e o povo o amava , possuía sangue real tanto do lado do pai Davi , como da mãe Maaca.
Quando lemos sua historia registrada nos capítulos 13 a 18 de 2 Samuel podemos observar sua aptidão para ser um líder , pois possuía personalidade marcante e era uma pessoa carismática.De caráter forte, guardava mágoa em seu coração pela tragédia ocorrida com sua irmã Tamar , que havia sido violentada pelo meio irmão Ammom, e não sossegou até ver seu meio irmão morto.
Absalão seu deriva-se do hebraico ‘Abshalôm e ‘Abîshalôm, “meu pai é paz”, nome dado por Davi na ocasião de seu nascimento.
O seu caráter não era diferente de muitos personagens contemporâneos , e que na realidade reflete bem com a ambição pelo poder , transtornada em “ladinos” e “sagazes” , e por incrível que pareça muitos até no segmento evangélico que com esperteza galgam altas posições , não por mérito, mas por bajulações extrapoladas, ou por favores que alguns ficam devedores.
Suas ações são articuladas e muito bem planejados, tais como as de Absalão que com jeito carismático ou truculento fazem seu caminho rumo a ascensão do poder.
Não quero dizer que todos os que galgam posições elevadas na vida tanto secular com ministerial são frutos dessas inescrupulosas ações , mas creio piamente que Deus pode elevar o homem ao posto mais elevado que deseja alcançar por seus méritos , sua dedicação, seu empenho em fazer sua caminhada de maneira leal e a provação do Todo-Poderoso.Mas infelizmente alguns se valem dos recursos usados por Absalão para chegarem onde querem.
Absalão cometeu alguns erros , que nós se atentarmos bem não os incorremos:

1. Era Vingativo – 2 Samuel 13.28,29 - “E Absalão deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então o matareis; não temais: porque porventura não sou eu quem vo- lo ordenei? Esforçai-vos, e sede valentes. E os servos de Absalão fizeram a Amnom como Absalão lho havia ordenado. Então todos os filhos do rei se levantaram, e montaram cada um no seu mulo, e fugiram.”
Este texto demonstra claramente que só estava esperando o momento certo para vingar o desfloramento que sua irmã sofrera por parte de seu meio irmão Ammom. Infelizmente vemos isso ocorrer em alguns lugares , cujas pessoas não gostam de ser questionadas quanto ao seu método de procedência , e apenas um questionamento serve de motivo para vingança , pois muito se sentem ameaçados, ou com medo de perder a cadeira , o posto.Lógico que temos que ter ética e moderação para tais questionamentos, pois muitos os fazem com segundas intenções para desestabilizar quem está no comando , ou colocar em cheque a idoneidade de alguém.A tais o Senhor reprova como diz a sua palavra - Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar (Dt. 32.35).
Não nos esqueçamos que vivemos um regime democrático , pelo menos assim espero.

2. Era egocêntrico – “Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça não havia nele defeito algum.” (2 Sm. 14.25)
Sem duvida sua beleza , sua boa aparência contribuiu para seu egocentrismo , por que não houve uma correção de seu pai o Rei Davi nesse sentido.Absalão ao seu modo ia conquistando admiradores , seguidores , se alguém fosse cumprimentá-lo ia dava um passo a frente, gostava de receber elogios , gostava de ser bajulado não se importando se havia ou não rei em Israel , furtava o coração dos israelitas com sua bandeira de justiça e liberdade.
Meus caros, neste dias o que vemos são pessoas dessa natureza que colocam todos a sua volta , não se importando se há alguém superior a ele, achando-se superior a todos.
Egocentrismo segundo o dicionário de língua portuguesa é o individuo cuja visão do mundo parte sempre da sua própria personalidade, ou seja, ele não gosta de ser contrariado , alguém pode ter uma ideia melhor que a suam, porém sempre prevalecera a opinião ou ideia dele.
Infelizmente a lideres com essa natureza , que se alguém despontar um pouco mais que ele nas explanações bíblicas , tendo um pouco mais de conteúdo exegético , este estará fadado ao esquecimento.

3. Gostava de ostentar o poder - Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava.(2Sm.15.5).
A estratégia política de Absalão era conquistar o coração das pessoas com sua boa aparência , uma entrada triunfal , uma aparente preocupação com a justiça e muitos abraços amigos.Muitos se deixaram enganar e mudaram sua submissão. Mais tarde , entretanto , Absalão revelou-se um governante cruel.
Podemos avaliar cuidadosamente os nossos lideres para termos certeza que seu carisma não é uma mascara que encobre a corrupção , o engano ou a ambição pelo poder. Devemos nos certificar de que sob seu carisma está alguém capaz de tomar boas decisões e cuidar sabiamente do povo.
Abraham Lincoln disse : “Se quiser por à prova o Caráter de um homem , dê-lhe poder”

4. Rebelião , bajulação , falsa religiosidade - E enviou Absalão espias por todas as tribos de Israel, dizendo: Quando ouvirdes o som das trombetas, direis: Absalão reina em Hebrom. (2 Sm 15.10)
Absalão foi a Hebrom porque era sua cidade natal , ela também fora a sede do governo de Davi , ela ele esperava encontrar amigos leais que se orgulhariam dele. Valia-se de sua personalidade magnética, do seu poder de comunicação e das ações comentadas e registradas nos versos anteriores, para instalar um governo que seria não somente despótico, como opressor e abertamente imoral (2 Sm 16.22). Que Deus nos guarde dos políticos conspiradores, que desrespeitam as leis e autoridades e que são egoístas em sua essência.
Em nome de uma falsa religiosidade muitos líderes atuais gostam de ser adulados por serviçais que estão ao seu comando. Está faltando gente leal em nossos dias , sem querer nada em troca, favores , cargos , simplesmente pelo prazer de servir. Paulo apóstolo de Cristo nos deixa uma importante lição em sua epístola aos Colossenses 3.22 : “Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.”
Quem não serve para servir , não serve para ser servido.

5. O final trágico de Absalão - (2Sm 18.9, 15) “E Absalão se encontrou com os servos de Davi; e Absalão ia montado num mulo; e, entrando o mulo debaixo dos espessos ramos de um grande carvalho, pegou-se-lhe a cabeça no carvalho, e ficou pendurado entre o céu e a terra; e o mulo, que estava debaixo dele, passou adiante. E o cercavam dez moços, que levaram as armas de Joabe. E feriram a Absalão, e o mataram”.
Após sua frustrada tentativa de rebelar-se contra Davi seu pai e rei em Israel , Absalão teve um trágico fim morreu pela mão daqueles que um dia foram de certa forma seus amigos, podia ter sido um excelente rei em Israel , mas por sua presunção acabou na historia da bíblia sem um péssimo exemplo de liderança.

A Bíblia registra inúmeras rebeliões . Muitas delas contra lideres escolhidos por Deus e todas foram condenadas ao fracasso.Outras foram iniciadas por homens perversos contra desobedientes à vontade de Deus . Embora alguns deles fossem algumas vezes vitoriosos , a vida de um rebelde geralmente termina com um fim trágico . Outras rebeliões foram feitas por pessoas de bem contra atos perversos ou injustos cometidos por alguém. Muitas vezes esse tipo de rebelião é positivo, pois serve para libertar o povo da opressão e dar-lhe a liberdade de voltar a Deus.
Espero que não haja Absalões em nosso meio, pois estarão fatidicamente condenados a fins tristes , pois eles não subsistirão na congregação dos justos.


Em Cristo Sola Gratia et Sola Fide, vosso conservo Marcos


Obras Consultadas : A Bíblia de Aplicação Pessoal – CPAD
Dicionário da Bíblia – John Davis
O Caráter do Político Astuto- Um estudo sobre a vida de Absalão – Solano Portela.

2 comentários:

Uilson Camilo disse...

Meu Caro Pr. Marcos
Graça e Paz!

Muito bom disertação sobre a vida de Absalão, oramos ao Senhor para que venha guardar a liderança evangélica de nosso país para que não cometam o erro deste líder, ainda que temos registros de alguns casos parecidos até mesmo em nossa denominação, mas temos um compromisso de orar para que o Senhor de Graça e sabedoria aos Líderes de nossa Igreja.
Que o Senhor continue usando e levantando homens compromissados com sua soberana vontade para conduzir seu povo aqui e os que aspiram liderança que saibam esperar o tempo de Deus para suas vidas e não atropelem os outros como fez Absalão com seu pai.

Que a graça do Senhor Jesus seja contigo.

Uilson Camilo

Anônimo disse...

Graça e Paz Uilson:

Creio sempre na mudança da liderança da igreja , o grande problema é se quem vai assumir não tem o mesmo comportamento de Absalão , há lideres desconfiados de tudo e de todos, com medo de perder a cadeira, o posto, a presidência da igreja, que diga de passagem parece mais uma monarquia do que uma teocracia.
Deus está muito longe disso , e queremos justificar que foi Deus que mandou , ordenou , quando se fosse ouvir a voz de Deus este tal ficaria surpreso por que Deus não fala o que queremos ouvir , Deus fala o que Ele quer falar.
Mas muitos lideres inclusive de nossa denominação, que fazem acordos para que seus filhos fiquem no comando da igreja , será que isso vem de Deus? ou é coisa meramente humana , conchavos politicos , acordão mesmo. A continuar do jeito que está nossa denominação pode incorrer no erro de igrejas que no passado foram brandes potências , e hoje só restaram poucos para contar a historia.
Faremos parte da história ou só contaremos a historia. Pelo andar da carruagem teremos muita historia pra contar.

Deus, em Cristo o abençoe , leve a mensagem da Cruz , talvez assim ainda haja esperança.

Soli Deo Gloria Marcos