27 de mar. de 2009

Você é responsável pelo que joga dentro de você


"Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal" (Deuteronômio 30.15)


Nós somos os únicos responsáveis pelas coisas que jogamos dentro de nós. Se não somos totalmente responsáveis, pelo menos, temos o controle da grande maioria das coisas que comemos, lemos, assistimos, ouvimos e tocamos. Assim, temos que assumir o controle do que permitimos entrar em nós pelos nossos sentidos. Se não assumirmos esse controle, outras pessoas assumirão e aí perderemos o domínio de nós próprios. Temos que controlar o que comemos. O sábio não é o que come mais. É o que come melhor, com mais sabedoria. É o que não se enche de comida de má qualidade, sem pensar no que está ingerindo. Temos que controlar o que bebemos. O sábio não é o que bebe qualquer coisa em grande quantidade. É o que sabe o que beber como beber, quando beber. É o que sabe o valor dos líquidos para a nossa saúde e seleciona o que bebe. Temos que controlar o que lemos. O sábio não lê qualquer coisa. Não se permite encher sua cabeça com informação que não o conduzirá à maior sabedoria, ao sucesso ou ao crescimento pessoal, espiritual, intelectual. Assim, temos que selecionar os jornais, as revistas e os livros que lemos. Se lermos notícias ruins, revistas de péssimo conteúdo e livros que nada nos agregam, a culpa será nossa de termos uma vida de baixa qualidade intelectual e espiritual. Temos que controlar o que vemos. Se ficarmos defronte ao televisor assistindo programas de baixa qualidade, nos tornaremos a cada dia piores, sem conteúdo, terminaremos o dia piores do que começamos não nos sentiremos crescendo, nem pessoal, nem profissionalmente. O nosso intelecto e o nosso espírito nada terão ganhado. Apenas perdemos um tempo irrecuperável e ainda nos prejudicamos, enchendo a nossa mente de coisas de baixo valor. Temos que controlar com quem conversamos. Se somente conversarmos com pessoas sem conteúdo, sem valores morais e éticos, é claro que seremos influenciados por elas e andaremos para trás, sem sucesso na vida. O mundo de hoje nos oferece muitas opções. Cabe a nós decidir o que fazer o que usar o que comer o que permitir que seja jogado dentrode nós. Temos a liberdade de fazer as escolhas certas ou erradas. Só cabe a nós a decisão, a responsabilidade. As conseqüências serão sós nossas. Portanto, veja bem o que você está jogando dentro de você. Pense nisso. Sucesso!

Texto de Luis Marins

Em Cristo Marcos

3 comentários:

Debora Zibordi disse...

A paz do Senhor, Pr. Marcos!!!

Que texto excelente! Ele me fez lembrar de Daniel e seus três amigos na Babilônia. Mesmo no meio de um povo idólatra, com cultura e ensinamentos diferentes dos que o povo de Deus seguia, esses jovens não se contaminaram com o mal.

O mundo nos oferece de tudo! Temos o poder de escolha: seguir a Cristo ou ouvir nossos desejos desenfreados?

Parabéns pelo excelente blog, Pr. Marcos. Obrigada pelas visitas ao Blog da Debora.

Fique com Deus e tenha um excelente final de semana.

Que Ele cresça e eu diminua disse...

É verdade, inclusive fiz um texto sobre isso há algum tempo atrás. Cada um seja responsável por seus próprios atos, tanto no âmbito material como no âmbito espiritual.
Com relação ao espiritual está bem claro que "... Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele." (Mateus 11:12)
Cabe a você decidir se vale a pena se esforçar para entrar ou não, não deixe esta decisão para depois, cada um é responsável por sí só.

Um abração, muito boa sua postagem, concordo com a Debora.

o menor de todos os menores. disse...

Prezamado pr. Marcos,

A Paz do Senhor!

Agradeço a sua visita ao meu blog, o que muito me honra.

É de causar alegria, o saber, que nestes últimos dias, quando as heresias, estão ao alcance de todos, o Senhor Nosso Deus, tem inspirado homens, seus servos, para plantear o correto para a igreja.

Esta é a nossa responsabilidade, que fortalece cada um dos nossos corações, quando encontramos sempre, mais e mais, homens sinceros, como você, na escalada para os céus, e com muito temor, olhando para trás, não para voltar, mas, preocupado com quantos mais, estarão ao seu lado caminhando com o conhecimento, e alimentando-se com o que for saudável para a sua vida espiritual.

Excelente matéria!

O Senhor seja contigo!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com